Cidades
Laboratório do IMA tem papel fundamental para a proteção das águas em Alagoas
Por meio de análises de rotina ou denúncias, laboratório contribui para o bem-estar da população
Você tem o costume de conferir a balneabilidade das águas antes de ir à praia? Ela indica a qualidade para atividades como a natação, e ajuda a garantir a saúde pública e segurança dos banhistas indicando quando o ambiente está ou não próprio para banho. Esse é um dos serviços realizados pelo Laboratório de Estudos Ambientais do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), que é responsável por fazer as análises de 76 pontos nos litorais norte, sul e em Maceió, tanto em praias como em lagunas do nosso estado.
Além da balneabilidade, o laboratório do IMA também realiza análises de potabilidade das águas superficiais e subterrâneas. Elas são divididas de duas formas, e, apesar de analisarem parâmetros individuais e atuarem de maneira independente, são complementares. O de microbiologia investiga contaminação por coliformes fecais nas águas, enquanto que o de físico-química observa aspectos mais visuais, como a transparência e a turbidez.
“Além das análises que já fazemos com regularidade por conta da balneabilidade das praias e lagunas e da potabilidade, também realizamos serviços externos via solicitação, que podem ser feitas através do site do IMA e são direcionadas para o nosso laboratório”, explicou o biólogo e gerente do laboratório, Paulo Lira.
Qualquer pessoa pode solicitar uma análise através do Portal IMA+, ou realizar uma denúncia no aplicativo IMA Denuncie. Todas as queixas são anônimas, e só é preciso indicar o tipo de ocorrência, a localização e anexar imagens para que uma equipe seja direcionada para atender a solicitação.
Alguns exemplos são as análises de poços ou de empreendimentos de carcinicultura e piscicultura. Mas o laboratório do IMA também atua para garantir o bem-estar da população em casos de denúncia e para auxiliar o trabalho da Gerência de Monitoramento e Fiscalização do próprio órgão.
“Os serviços do laboratório servem para garantir para a sociedade que essa água que está sendo consumida, ou os cursos de rio, lagunas e o mar, estejam adequados para que a população consiga aproveitar de maneira satisfatória. Além disso, também ajuda a embasar os processos que são necessários para a nossa fiscalização. Se você tiver qualquer tipo de denúncia, pode fazer através do site ou aplicativo IMA Denuncie, que essas análises serão feitas no nosso laboratório para beneficiar toda a sociedade alagoana”, finalizou Paulo Lira.
Confira a balneabilidade
É possível conferir os relatórios de balneabilidade das praias (https://www2.ima.al.gov.br/laboratorio/relatorios-de-balneabilidade/balneabilidade-de-praias/) e lagunas (https://www2.ima.al.gov.br/laboratorio/relatorios-de-balneabilidade/balneabilidade-de-lagunas/) no site do IMA e também no aplicativo Nossa Praia.
Mais lidas
-
1Mais opaco, mais tenso e mais adulto
Quem é André Lamoglia, o bicheiro Profeta de 'Os Donos do Jogo'
-
2Agreste da Paraíba
Acidente na BR-230 deixa seis mortos e outros feridos, em Soledade
-
3Diversidade
Coletivo transforma estande em vitrine de arte autoral e diversidade
-
4Fatalidade
Mulher morre após saber da morte de duas amigas em acidente na AL-145, em Mata Grande
-
5Competição
Nadador alagoano Alexandre Júnior conquista três medalhas nas Paralimpíadas Universitárias em São Paulo




