Cidades

Placa do Beco da Rapariga volta a ser instalada após polêmica

Por Tribuna Hoje com agências 12/09/2025 15h07 - Atualizado em 12/09/2025 18h43
Placa do Beco da Rapariga volta a ser instalada após polêmica
Beco da Rapariga Desconhecida - Jaraguá, em Maceió - Foto: Reprodução

A tradicional placa do Beco da Rapariga Desconhecida, no Jaraguá, foi reinstalada nesta sexta-feira (12), após forte reação de moradores, artistas e frequentadores. A sinalização turística havia sido retirada e substituída por uma placa comercial, o que gerou indignação e protestos nas redes sociais.

O produtor cultural Tio Rex denunciou o caso em vídeo no Instagram, ressaltando que a placa original tinha caráter turístico, com a cor marrom que identifica pontos de interesse cultural no mundo todo. Já a nova versão, afirmou, reduzia o espaço a mera propaganda comercial.

Após a repercussão, a Prefeitura de Maceió, por meio do Instituto de Pesquisa, Planejamento e Licenciamento Urbano e Ambiental (IPLAM), reconheceu que a troca ocorreu devido a um erro da gráfica. A sinalização correta foi reinstalada ainda hoje.

O peso da história

Segundo o escritor Carlito Lima, o nome do beco remonta ao fim do século XIX, quando a expansão dos trapiches transformou o Jaraguá em reduto boêmio. Durante mais de 60 anos, a região foi marcada pela prostituição e pela presença de autoridades e figuras públicas em casas noturnas.

Com o fechamento das boates em 1969, parte dos casarões foi demolida. No entanto, artistas e arquitetos conseguiram o tombamento do conjunto histórico. Mais tarde, intelectuais da Confraria do Sardinha instalaram uma placa em homenagem às mulheres que ajudaram a preservar o patrimônio, batizando o espaço de Memorial da Rapariga Desconhecida.