Cidades

Catedral de Maceió celebra missa em ação de graças pelas canonizações de Carlo Acutis e Pier Giorgio Frassati

Celebração será neste domingo (7) e tem como foco a juventude; programação começa às 7h30

Por Tribuna Hoje com assessoria 06/09/2025 17h13 - Atualizado em 06/09/2025 18h35
Catedral de Maceió celebra missa em ação de graças pelas canonizações de Carlo Acutis e Pier Giorgio Frassati
Missa em ação de graças pelas canonizações de Carlo Acutis e Pier Giorgio Frassati - Foto: Reprodução

A Catedral Metropolitana de Maceió realiza, neste domingo (7), uma missa em ação de graças pelas canonizações de Carlo Acutis e Pier Giorgio Frassati, que acontecerão oficialmente nesta segunda-feira (8), no Vaticano. A celebração foi anunciada pelo arcebispo metropolitano, Dom Beto Breis, com um convite especial aos jovens e adolescentes.

A programação começa às 7h30, com um momento de oração e intercessão pela juventude. Em seguida, às 9h, será celebrada a Santa Missa.

“Queremos convidar você, meu irmão, minha irmã, de modo especial você jovem, adolescente, para celebrar a Eucaristia conosco em nossa Igreja Catedral nesse domingo. Da Eucaristia, louvaremos aquele que é fonte de toda a santidade. E, como dizia Carlo Acutis: ‘A Eucaristia é a via que nos leva ao céu’”, declarou Dom Beto.

Quem foi Carlo Acutis

Carlo Acutis nasceu em Londres e cresceu na Itália. Ficou conhecido como o “influenciador de Deus” por usar a internet como meio de evangelização, criando sites e documentando milagres eucarísticos. Tinha forte devoção pela Eucaristia e por Nossa Senhora.

Faleceu de leucemia em 2009, aos 15 anos. Seu corpo repousa em Assis, na Itália, onde atrai milhares de fiéis. O milagre reconhecido para sua canonização foi a cura de uma criança brasileira, em Campo Grande (MS), que sofria de uma doença rara no pâncreas. Também é atribuído a ele outro milagre, ocorrido com uma jovem da Costa Rica, que se recuperou de um coma após intercessão do beato.

Carlo foi beatificado em 2020, após um processo iniciado em 2013. Sua canonização foi adiada em abril de 2025, após o falecimento do Papa Francisco, e será oficializada agora sob o pontificado do Papa Leão XIV.

Quem foi Pier Giorgio Frassati


Pier Giorgio Frassati nasceu em Turim, em 1901, e viveu em meio à nobreza italiana, mas optou por uma vida simples, dedicada aos pobres e à juventude. Foi ativo na evangelização, nas obras sociais e na participação na vida da Igreja.

Faleceu aos 24 anos, vítima de meningite fulminante, em 1925. A comoção foi grande, especialmente entre os mais pobres, a quem ele ajudava anonimamente. Foi beatificado em 1990, após o reconhecimento de um milagre de cura atribuído à sua intercessão, em um caso de tuberculose vertebral.

O segundo milagre, que abriu caminho para sua canonização, foi a cura inexplicável do seminarista norte-americano Juan Gutierrez, que teve um rompimento no tendão de Aquiles e se recuperou após fazer uma novena ao beato.

A missa deste domingo marca não apenas um momento de fé e gratidão, mas também um chamado à juventude para seguir o exemplo de dois jovens que fizeram da santidade um caminho possível, mesmo em meio aos desafios do mundo moderno.