Cidades
Forças de segurança e de saúde discutem saúde mental em seminário inédito em Alagoas
Seminário “Saúde e Segurança: Um Olhar pela Vida” reúne forças de Saúde, Segurança e Justiça para discutir saúde mental, prevenção ao suicídio e atendimento humanizado

O Departamento Estadual de Aviação (DEA), por meio do Programa Salva Mais, realiza, na próxima sexta-feira, dia 5 de setembro, a partir de 8h, o seminário Saúde e Segurança: Um Olhar pela Vida, no auditório da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). O evento integra o calendário de ações do Setembro Amarelo do Governo do Estado e tem como objetivo propor um diálogo integrado entre Saúde, Segurança Pública e Justiça para discutir saúde mental, fortalecer a prevenção ao suicídio, e aprimorar os cuidados em situações de emergência.
O destaque do evento é a palestra magna com o tema Prevenção do suicídio: responsabilidade coletiva e urgência institucional, ministrada pelo coronel Diógenes Martins Munhoz, referência nacional no enfrentamento das emergências psiquiátricas com foco em suicidologia. Oficial do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP), ele é responsável por criar a técnica e o curso de Abordagem Técnica a Tentativas de Suicídio, que revolucionaram o atendimento prestado por profissionais de segurança pública no Brasil, tornando-o mais humanizado e eficaz.

A programação começa às 8h, com credenciamento e abertura oficial. Ao longo do dia, três mesas-redondas vão reunir profissionais da Saúde, Segurança e Justiça para abordar temas como os caminhos da Rede de Atenção Psicossocial nas emergências, o cuidado sob tensão em tentativas de suicídio e a articulação interinstitucional para garantir direitos no atendimento às vítimas. Entre os participantes estão representantes do Samu, Sesau, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Ministério Público e órgãos especializados. Clique aqui para conferir a programação completa.
O coronel André Madeiro, diretor-presidente do DEA, destacou que o evento é um exemplo de como a cooperação entre instituições fortalece o atendimento à população. “Quando unimos forças e compartilhamos conhecimento, conseguimos respostas mais rápidas e eficazes, tanto na área da saúde quanto na segurança pública. Essa integração salva vidas todos os dias”, ressaltou.
Para a tenente-coronel Elaine Monteiro, coordenadora do Programa Salva Mais, o seminário reforça o compromisso de unir forças para enfrentar um dos maiores desafios atuais: o cuidado com a saúde mental. “Profissionais de segurança e de saúde lidam diariamente com situações de forte pressão, que exigem não só preparo técnico, mas também equilíbrio emocional. Este seminário é uma oportunidade de refletirmos juntos sobre como cuidar de quem cuida, fortalecer nossa rede de apoio e tornar o atendimento ainda mais humano”, disse.
A participação no seminário Saúde e Segurança: Um Olhar pela Vida é aberta a profissionais de saúde, segurança pública, estudantes e representantes de instituições parceiras, mediante inscrição prévia que pode ser feita por meio deste link.
Serviço
Evento: Seminário Saúde e Segurança: Um Olhar pela Vida
Data: 5 de setembro de 2025
Horário: das 8h às 17h
Local: Auditório da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal)Realização: Departamento Estadual de Aviação (DEA)/Programa Salva Mais
Público-alvo: Profissionais de saúde, segurança pública, estudantes e representantes de instituições parceirasInscrições: Abertas mediante cadastro prévio
Mais lidas
-
1Por 30 minutos
Gêmeos de 1 ano se afogam na Barra de São Miguel
-
2Centro comercial
Buarque de Macedo, coração de Maceió: do apogeu à decadência
-
3Desfecho inesperado
Valéria fica com quem no final de 'As Filhas da Senhora Garcia'?
-
4Homenagem
Maceió celebra feriado municipal de Nossa Senhora dos Prazeres nesta quarta-feira (27)
-
5É hoje!
'Vale Tudo': veja quem é quem na nova novela da TV Globo