Cidades
Projeto inclui ideias de crianças alagoanas no orçamento do Estado para 2026
Projeto Super Orçamento conta com visitas à centros educacionais para ouvir crianças da Primeira Infância

A Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) deu início, nesta quarta-feira (20), ao projeto Super Orçamento, que visa incluir crianças da Primeira Infância de Alagoas no processo de participação do orçamento público estadual.
Durante visita o Centro Educacional Infantil Mônica Valéria Pimentel Cardoso, em Maceió, uma equipe técnica do Governo do Estado, composta por servidores da Seplag e da Secretaria de Estado da Primeira Infância (CRIA), realizou atividades lúdicas com dezenas de alunos para que eles expusessem seus desejos de melhorias em suas comunidades. Após essa pesquisa, o Estado irá integrar as informações na construção da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026.
“O projeto do Super Orçamento tem base direta na escuta ativa da população, dado que a prioridade absoluta da criança só pode ocorrer se compreendermos exatamente o que elas acreditam ser essencial. Este projeto consolida a prioridade que o Governo tem ao implementar, no orçamento público, preferências diretas apontadas por aqueles que serão nosso futuro”, afirma Messias Caffeu, superintendente de Orçamento Público da Seplag.

Entre as atividades elaboradas, as crianças tiveram acesso a uma maquete interativa, a moedas de plástico, cofrinho e pintura. Todos esses instrumentos auxiliaram para que elas tivessem consciência de gastos e falassem quais melhorias gostariam em suas comunidades.
O Centro Educacional Infantil Mônica Valéria Pimentel Cardoso foi a primeira instituição visitada. Até o final do mês de agosto, mais três instituições receberão a visita da equipe: Centro Educacional Infantil Professora Maria Hilca de Sá Teixeira, em São Miguel dos Campos; Centro de Educação Infantil Professora Maria José dos Santos, em Viçosa; e Centro Educacional Infantil Professora Josefa Selma Oliveira de Souza, em União dos Palmares.
Mais lidas
-
1Por 30 minutos
Gêmeos de 1 ano se afogam na Barra de São Miguel
-
2Centro comercial
Buarque de Macedo, coração de Maceió: do apogeu à decadência
-
3Sucesso da Netflix
Amizade e ganância! Quem é o vilão em Jovens Milionários?
-
4Poder, traição e vingança
Pecados Inconfessáveis final explicado: quem matou Claudio e por que o desfecho muda tudo
-
5Homicídio
Homem é executado a tiros dentro de caminhonete na Serraria