Cidades

Inmet renova alerta de chuvas intensas para 40 municípios de Alagoas

Defesa Civil orienta população a redobrar cuidados diante do risco de ventos fortes, alagamentos e quedas de árvores

Por Tribuna Hoje com agências 20/08/2025 12h58 - Atualizado em 20/08/2025 18h42
Inmet renova alerta de chuvas intensas para 40 municípios de Alagoas
Céu carregado em Maceió, onde a Defesa Civil reforça a atenção aos riscos provocados pelas chuvas - Foto: Edilson Omena


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou o alerta de chuvas intensas na cor amarela (perigo potencial) para 40 municípios de Alagoas. O aviso, emitido nesta quarta-feira (20), permanece válido até as 10h desta quinta-feira (21).

Segundo o Inmet, a previsão aponta para chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, acompanhadas de ventos que podem variar entre 40 e 60 km/h. Apesar de classificado como de baixo risco, o alerta chama a atenção para possíveis alagamentos, pequenos deslizamentos, cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores e descargas elétricas.

Municípios em alerta

Atalaia, Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Boca da Mata, Campestre, Campo Alegre, Coqueiro Seco, Coruripe, Feliz Deserto, Flexeiras, Igreja Nova, Jacuípe, Japaratinga, Jequiá da Praia, Joaquim Gomes, Jundiá, Junqueiro, Maceió, Maragogi, Marechal Deodoro, Matriz de Camaragibe, Messias, Murici, Novo Lino, Paripueira, Passo de Camaragibe, Penedo, Piaçabuçu, Pilar, Porto Calvo, Porto de Pedras, Rio Largo, Roteiro, Santa Luzia do Norte, São Luís do Quitunde, São Miguel dos Campos, São Miguel dos Milagres, São Sebastião, Satuba e Teotônio Vilela.

Orientações de segurança

As Defesas Civis de Alagoas e de Maceió reforçam a importância de cuidados preventivos:

Durante rajadas de vento: evite se abrigar debaixo de árvores e não estacione veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda.

Segurança elétrica: não utilize aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante as descargas elétricas.

Residências em áreas de risco: fique atento a sinais de movimentação de solo e infiltrações em encostas.

Acione ajuda: em caso de emergência, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil pelo 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo 193.

A Defesa Civil de Maceió destaca ainda que os moradores cadastrados no sistema de alertas podem receber notificações gratuitas via SMS, enviando o CEP da residência para o número 40199.