Cidades
Vídeo: Barra de Santo Antônio celebra 65 anos de história, fé e transformação
Emancipação política é celebrada com gratidão, cultura e união popular

Um enorme bolo instagramável foi instalado na avenida principal da cidade para marcar os 65 anos de emancipação política da Barra de Santo Antônio, transformando o 20 de agosto, mais do que data comemorativa, e sim uma trajetória construída com coragem, fé e trabalho coletivo. Para os barrenses, é o marco de uma história viva, tecida por mãos simples e corações determinados, que transformaram um município nos últimos anos.
Como forma de abrir esse ciclo de celebrações, o município viveu no domingo, dia 17, o maior desfile cívico de sua história, com o tema "Zumbi e Dandara Vivem – Do Antirracismo à Explosão Tecnológica", com escolas formando as alas temáticas e bandas fanfarras, que transformaram a Avenida Central em um corredor de arte, cultura e emoção.

A abertura foi marcada pelo Pavilhão do Estado Maior e pela Comissão de Frente, dirigida pela renomada coreógrafa Paolla Vasconcelos, que levou ao público um espetáculo coreográfico que conectou a resistência de Zumbi e Dandara aos avanços da era digital.
As 10 escolas, com 750 alunos, foram divididas em alas temáticas: CEMEI Vera Lúcia Chagas – Cultura Indígena: a força dos povos originários contra a escravidão; Creche Rume Farias e Escola Edson Leocádio – Uma viagem entre o Brasil e a África; Escola Maria Dolores Guedes – Consciência Negra todos os dias; Escola Benedito Casado – Cultura afro é arte viva; Escola Manoel Monteiro de Carvalho – Sabores e saberes do quilombo; Escola Ana Joaquina – Musicalidade e dança afro; Escola Edjackson Leocádio – Educação antirracista; EJA – Das águas à liberdade; Escola 7 de Setembro – Orgulho barrense e a Escola Major Nelson Augusto – De volta para o futuro: Zumbi e Dandara em uma viagem no tempo, encerrando as alas.
E tudo com o som vibrante das Bandas Fanfarras que embalaram o desfile, com a participação da Banda Fanfarra Municipal Eurides Accioly, Banda Fanfarra Municipal de Branquinha, Banda Fanfarra Municipal de Flexeiras, Banda Fanfarra Municipal de Passo de Camaragibe e a Banda Fanfarra Municipal da Barra de Santo Antônio.

Já o 19 de agosto, nesta terça-feira, será dedicado à espiritualidade que tanto sustentam a fé do barrense. Um Culto de Ações de Graças tomará conta da Praça da Prefeitura, com louvores, pregações e a presença de nomes respeitados, como a pregadora Ariana Ramos e a cantora Alice Maciel. Um momento de comunhão que convida a cidade a agradecer pelas vitórias e renovar a esperança nos dias que virão.
No mesmo espírito de fé e devoção, a noite do Dia do Evangélico será um verdadeiro espetáculo de louvor e celebração. Artistas consagrados da música gospel nacional, como Paulo Neto e Sarah Beatriz, dividirão o palco com talentos locais que emocionam e inspiram com suas vozes e testemunhos. Um encontro que simboliza não apenas a diversidade religiosa, mas a força espiritual que une nossa comunidade.
E como não poderia faltar, a cultura popular também brilhará. No dia 20, o dia da emancipação, o Campo do Verdejantes será palco de uma grande festa, reunindo artistas como Theuzinho e Taty Girl, além dos talentos locais Jamerson Estilizado, DJ Thalysson e DJ Zedek. Será uma noite para celebrar a alegria de viver em uma cidade que pulsa no ritmo de sua gente, que valoriza suas raízes e sabe festejar cada conquista.

Segundo a prefeita Lívia Carla. ''A Barra de Santo Antônio, nos seus 65 anos, reafirma seu compromisso com o bem comum, com a inclusão, com a fé e com o desenvolvimento e que cada cidadão e cidadã sinta-se parte dessa história e siga contribuindo para que o futuro seja ainda mais promissor. Porque quando um povo caminha unido, com fé, cultura e trabalho, nenhum sonho é grande demais. E esse desfile cívico é prova dessa fé e desse compromisso''.

Mais lidas
-
1Nesta quarta-feira (13)
Maceió: 15 bairros podem ficar sem água durante manutenção no Sistema Pratagy
-
2Sucesso da Netflix
Amizade e ganância! Quem é o vilão em Jovens Milionários?
-
3Desfecho inesperado
Valéria fica com quem no final de 'As Filhas da Senhora Garcia'?
-
4Poder, traição e vingança
Pecados Inconfessáveis final explicado: quem matou Claudio e por que o desfecho muda tudo
-
51º do Brasil
Alagoas vai estocar gás natural no subsolo