Cidades

Alagoas tem 28 municípios em situação de emergência

Para algumas cidades, efeitos do decreto terminam esta semana, para outras, só em janeiro de 2026

Por Valdete Calheiros - colaboradora / Tribuna Independente 19/08/2025 07h46 - Atualizado em 19/08/2025 09h29
Alagoas tem 28 municípios em situação de emergência
Municípios atingidos pela seca poderão receber apoio de carro-pipa - Foto: Divulgação

Apesar do inverno, 28 municípios alagoanos estão com situação de emergência decretada devido à estiagem. Os dados são do relatório do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil – Sinpdec. O reconhecimento da situação de emergência parte do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).

A lista com os municípios e as respectivas vigências dos decretos foram fornecidas pela Defesa Civil Estadual.

O decreto de situação de emergência devido à estiagem, oficializado pelo governo federal, expira nesta quarta-feira, dia 20 no município de Jacaré dos Homens. E uma semana depois, dia 27 de agosto é a vez de Olho d’Água das Flores.

Em setembro, os decretos de emergências perdem as validades em Mata Grande (01/09), Dois Riachos (03/09), Inhapi, Cacimbinhas e Minador do Negrão (06/09).

Nos municípios de Jaramataia, Água Branca e Batalha, o governo federal decretou situação de emergência até o dia 09 de setembro. Olivença e Traipu têm o documento válido até 13 de setembro.

Em São José da Tapera o decreto expira no dia 14 de setembro. No dia seguinte em Pariconha e no dia 16 de setembro em Piranhas. Belo Monte se despede da situação de emergência no dia 20 de setembro. No dia 23 é a vez de Monteirópolis. No dia seguinte, é a vez do município de Major Isidoro e, por fim, no dia 30 de setembro em Palmeira dos Índios.

Craíbas perde a situação de emergência no dia 06 de outubro. Em novembro, é a vez das cidades de Girau do Ponciano (02/11), Estrela de Alagoas e Olho d’Água do Casado (10/11), Maravilha (15/11) e Coité do Noia (25/11).

Em alguns municípios, o decreto vale até janeiro de 2026. É o caso de Senador Rui Palmeira (dia 12), Canapi (dia 20) e Ouro Branco (dia 25). Segundo a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), a situação está dentro da normalidade para o período do ano.

Os municípios que têm a situação de emergência reconhecida pela Defesa Civil Nacional podem solicitar recursos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional para atender a população afetada no restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados.

O reconhecimento da situação de emergência deve ser solicitado pelo governador ou prefeito. O pedido é feito no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres. Após análise das informações, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados.