Cidades
Alagoas tem 28 municípios em situação de emergência
Para algumas cidades, efeitos do decreto terminam esta semana, para outras, só em janeiro de 2026

Apesar do inverno, 28 municípios alagoanos estão com situação de emergência decretada devido à estiagem. Os dados são do relatório do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil – Sinpdec. O reconhecimento da situação de emergência parte do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).
A lista com os municípios e as respectivas vigências dos decretos foram fornecidas pela Defesa Civil Estadual.
O decreto de situação de emergência devido à estiagem, oficializado pelo governo federal, expira nesta quarta-feira, dia 20 no município de Jacaré dos Homens. E uma semana depois, dia 27 de agosto é a vez de Olho d’Água das Flores.
Em setembro, os decretos de emergências perdem as validades em Mata Grande (01/09), Dois Riachos (03/09), Inhapi, Cacimbinhas e Minador do Negrão (06/09).
Nos municípios de Jaramataia, Água Branca e Batalha, o governo federal decretou situação de emergência até o dia 09 de setembro. Olivença e Traipu têm o documento válido até 13 de setembro.
Em São José da Tapera o decreto expira no dia 14 de setembro. No dia seguinte em Pariconha e no dia 16 de setembro em Piranhas. Belo Monte se despede da situação de emergência no dia 20 de setembro. No dia 23 é a vez de Monteirópolis. No dia seguinte, é a vez do município de Major Isidoro e, por fim, no dia 30 de setembro em Palmeira dos Índios.
Craíbas perde a situação de emergência no dia 06 de outubro. Em novembro, é a vez das cidades de Girau do Ponciano (02/11), Estrela de Alagoas e Olho d’Água do Casado (10/11), Maravilha (15/11) e Coité do Noia (25/11).
Em alguns municípios, o decreto vale até janeiro de 2026. É o caso de Senador Rui Palmeira (dia 12), Canapi (dia 20) e Ouro Branco (dia 25). Segundo a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), a situação está dentro da normalidade para o período do ano.
Os municípios que têm a situação de emergência reconhecida pela Defesa Civil Nacional podem solicitar recursos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional para atender a população afetada no restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados.
O reconhecimento da situação de emergência deve ser solicitado pelo governador ou prefeito. O pedido é feito no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres. Após análise das informações, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados.
Mais lidas
-
1Nesta quarta-feira (13)
Maceió: 15 bairros podem ficar sem água durante manutenção no Sistema Pratagy
-
2Sucesso da Netflix
Amizade e ganância! Quem é o vilão em Jovens Milionários?
-
3Desfecho inesperado
Valéria fica com quem no final de 'As Filhas da Senhora Garcia'?
-
4Poder, traição e vingança
Pecados Inconfessáveis final explicado: quem matou Claudio e por que o desfecho muda tudo
-
5Homicídio
Homem é executado a tiros dentro de caminhonete na Serraria