Cidades

Caso Apolo: audiência contra o município de Maceió é finalmente agendada

Dois anos após a eutanásia indevida de um cão no antigo Centro de Controle de Zoonoses, audiência promete reacender debate sobre maus-tratos e condições da unidade

Por Assessoria 14/08/2025 14h51 - Atualizado em 14/08/2025 14h57
Caso Apolo: audiência contra o município de Maceió é finalmente agendada
Apolo - Foto: Acervo pessoal

Em 17 de fevereiro de 2023, o cão Apolo foi eutanasiado de forma indevida no antigo Centro de Controle de Zoonoses de Maceió — atualmente Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ). O caso gerou forte comoção e repercussão na mídia, com entrevistas e reportagens em diversos veículos.

Após dois anos e seis meses de espera, a audiência contra o município de Maceió foi finalmente agendada, marcando um novo capítulo nessa luta por justiça e melhores condições para os animais. A audiência vai acontecer no dia 19 de agosto no fórum da capital.

O tutor de Apolo, Ronaldo Júnior, relembra a cena que considera inaceitável:

 “O Apolo me foi entregue em cima de um carro de mão, dentro de um saco de ração, já em decomposição. Uma situação absurda, que jamais deveria acontecer.”

Ronaldo reforça que a intenção, neste momento, é relembrar o caso e chamar atenção para a importância de melhorias urgentes na UVZ, para que outros animais não passem pelo mesmo sofrimento.