Cidades

Semana da Justiça pela Paz em Casa tem 368 audiências pautadas em Maceió e Arapiraca

Mutirão ocorre de 18 a 22 de agosto; objetivo é dar vazão aos processos dos Juizados de Violência Doméstica

Por TJ/AL 13/08/2025 10h59
Semana da Justiça pela Paz em Casa tem 368 audiências pautadas em Maceió e Arapiraca
Semana da Justiça pela paz em casa - Foto: Dicom TJ/AL

Os Juizados da Mulher de Maceió e Arapiraca pautaram 368 audiências para a Semana da Justiça pela Paz em Casa, que ocorre entre os dias 18 e 22 de agosto. A força-tarefa busca agilizar processos de violência doméstica.

No 1º Juizado da Capital, estão previstas 128 audiências, a partir das 8h30. Já no 2º, devem ocorrer 120. Serão, ao todo, oito salas de audiências nas unidades, que funcionam na Casa da Mulher Alagoana, no Centro de Maceió.

"É um esforço conjunto para dar mais rapidez aos processos de violência doméstica e familiar contra a mulher. Aqui no 1º Juizado, aproveitamos esse momento para intensificar o trabalho e oferecer uma resposta mais ágil e acolhedora às vítimas e à sociedade", afirmou a juíza Soraya Maranhão.

Ainda segundo a magistrada, cada audiência representa uma oportunidade de contribuir para romper o ciclo de violência e reafirmar o compromisso do Judiciário com a proteção das mulheres e de suas crianças. "Quanto mais célere a instrução dos processos criminais, mais rápida é a responsabilização do agressor", destacou.

Em Arapiraca, o Juizado da Mulher, no bairro Santa Edwirges, deve realizar 120 audiências durante a semana. De acordo com a juíza Eliana Acioly Machado, os magistrados e servidores estão empenhados em dar celeridade a esses processos, que muitas vezes envolvem lesão, ameaça e descumprimento de medidas protetivas.

"A realidade dos juizados de violência doméstica é de uma entrada alta, e esse mutirão, que acontece três vezes ao ano, nos meses de março, agosto e novembro, ajuda as unidades a reorganizar a pauta e dar à sociedade, em especial à mulher vítima de violência doméstica, uma resposta mais célere", afirmou a magistrada.

A Semana da Justiça pela Paz em Casa é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com os tribunais de justiça estaduais.