Cidades
Cartilha sobre os CIEPs será lançada em Alagoas no dia 15 de agosto

Na sexta-feira, 15 de agosto, às 19h, na sede do PDT de Alagoas, em Maceió, será lançado o novo volume da série “Legados Trabalhistas”: a Cartilha dos CIEPs, que celebra os 40 anos do maior projeto educacional já implantado pelo trabalhismo brasileiro, idealizado por Leonel Brizola e Darcy Ribeiro.
“Um povo educado é capaz de avaliar se o governo e o parlamento estão, de fato, cumprindo o papel que lhes foi confiado. Educação é a base da consciência crítica e da democracia”, afirma Ronaldo Lessa, governador em exercício de Alagoas e presidente do PDT estadual.
O evento contará com a presença de Henrique Matthiesen, coordenador do Centro de Memória Trabalhista e membro da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini, que vem a Maceió para apresentar a cartilha e debater sua atualidade.
“O projeto dos CIEPs é a proposta mais revolucionária que o trabalhismo ofereceu ao país. Uma escola que forma o ser humano por inteiro. Uma escola comunitária, de tempo integral, que acolhe a criança em todas as suas dimensões: intelectual, física, cultural, afetiva e social. Um projeto que forma não apenas alunos, mas cidadãos livres, conscientes e preparados para construir a verdadeira brasilidade”, afirma Matthiesen.
A iniciativa é promovida pela Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini em Alagoas (FLB-AL), coordenada por Alexandree Câmara, reafirmando o compromisso com a formação política e a reconstrução de um projeto nacional popular a partir da educação.
“Esse lançamento é um chamado à juventude, aos educadores e aos movimentos sociais: é hora de reativar esse horizonte de dignidade, comida, cultura, afeto e consciência”, destaca Alexandree.
A cartilha será distribuída gratuitamente durante o evento, que também terá roda de conversa e leitura comentada com participação de lideranças, educadores e militantes do campo progressista.
📍 Sede do PDT – Maceió
🗓 15 de agosto (sexta-feira)
⏰ 19h
📘 Cartilha gratuita
Educação é libertação. E os CIEPs seguem vivos como farol de um Brasil mais justo.
Mais lidas
-
1Hiper Bompreço
Espaço de antigo hipermercado em Maceió pode ser revitalizado
-
2Desfecho inesperado
Valéria fica com quem no final de 'As Filhas da Senhora Garcia'?
-
3Poder, traição e vingança
Pecados Inconfessáveis final explicado: quem matou Claudio e por que o desfecho muda tudo
-
4Em Brasília
Senador Marcos do Val é levado para colocar tornozeleira eletrônica
-
5Rapper ostentação
Justiça nega habeas corpus e mantém o rapper Oruam preso