Cidades

Alagoas soma 22 colisões de pássaros com aviões

Registros desses acidentes foram feitos pelo Cenipa/FAB, nos últimos 10 anos

Por Valdete Calheiros - colaboradora / Tribuna Independente 02/08/2025 09h15 - Atualizado em 02/08/2025 09h21
Alagoas soma 22 colisões de pássaros com aviões
Colisões de aves com aviões geram preocupação constantes no Brasil - Foto: Adailson Calheiros

Alagoas registrou 22 incidentes de colisão com pássaros, na última década. O mais recente deles foi no último dia 22. O incidente com um avião da Azul deixou passageiros de aeronaves preocupados e trouxe à tona, mais uma vez, um assunto que, há muito tempo, levanta o alerta na segurança aeroviária: o choque, no ar, dos aviões com pássaros.

O avião da Azul retornou ao Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, em Maceió, após colidir com pássaro durante a decolagem, pela manhã. A aeronave operava o voo AD2255, com destino a São José do Rio Preto, em São Paulo. Não houve feridos.

A decolagem ocorreu às 9h45, mas, após o incidente conhecido como bird strike (colisão com ave), o piloto solicitou o retorno ao aeroporto. Apesar de ser considerado um tipo comum de incidente, o impacto pode ter diferentes níveis de gravidade.

Após o pouso, a equipe de manutenção da companhia realizou uma inspeção e constatou que não houve danos ao avião. Com isso, a aeronave foi liberada para seguir viagem.

O voo decolou novamente às 11h31 e pousou com segurança às 14h19 no Aeroporto de São José do Rio Preto, conforme informações do site de rastreamento FlightAware.

Os números que marcam 22 incidentes registrados nos últimos 10 anos em Alagoas são do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, uma ferramenta desenvolvida pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) da Força Aérea Brasileira (FAB).

O número só é superior ao registrado no Rio Grande do Norte, com 7 casos, e em Sergipe com 13 incidentes. No total, tripulantes de aeronave na região Nordeste reportaram nos últimos 10 anos a região Nordeste 404 casos de colisões com pássaros. A aviação cearense enfrentou 67 colisões; Bahia: 122; Maranhão 30; Paraíba 26; Pernambuco 85; Piauí 33; Rio Grande do Norte 7; e Sergipe 13.