Cidades
Educação de Murici inova na criação de hortas e pomares dentro das escolas com apoio da Cáritas brasileira
Seis unidades de ensino foram selecionadas para receber infraestruturas que promovem a captação e o uso consciente da água

Em um esforço conjunto para fomentar a educação ambiental e garantir o acesso à água em comunidades escolares, o projeto "Água para Educar" está implementando uma série de ações em Murici. Seis unidades de ensino foram selecionadas para receber infraestruturas que promovem a captação e o uso consciente da água, aliando teoria e prática no dia a dia dos estudantes.
Cada uma das seis escolas está sendo agraciada por meio de uma parceria com as Cáritas Brasileira, com uma cisterna, equipamento fundamental para o armazenamento de água da chuva. “Essa medida visa não apenas otimizar o uso dos recursos hídricos, mas também proporcionar uma fonte alternativa e sustentável de água para as necessidades das instituições.
Além das cisternas, o projeto vai além, incentivando a criação de hortas e pomares dentro das escolas. “Essa iniciativa permite que as crianças aprendam, de forma lúdica e prática, sobre o ciclo da água, a importância da agricultura sustentável e o cuidado com o meio ambiente. Cultivar alimentos na própria escola, com o uso da água de reuso das cisternas, ensina lições valiosas sobre sustentabilidade, alimentação saudável e responsabilidade ambiental”, comentou a secretária da Educação, Vânia Menezes.
Educação + Sustentabilidade: Transformando Vidas
A parceria com a Cáritas Brasileira e o Projeto Água para Educar em Murici representa um passo significativo para a conscientização ambiental das novas gerações. Ao proporcionar ferramentas e conhecimentos práticos sobre a importância da água e do meio ambiente, o projeto contribui diretamente para a formação de cidadãos mais engajados e conscientes.
"É uma iniciativa que ensina, na prática, a importância da água e do cuidado com o meio ambiente. É educação + sustentabilidade transformando a vida das nossas crianças!", destaca um dos responsáveis pelo projeto. Essa abordagem integrada, que une o aprendizado em sala de aula com experiências práticas, reforça o compromisso de Murici com um futuro mais sustentável e com a qualidade de vida de seus jovens. A implementação das cisternas, hortas e pomares nas escolas de Murici é um exemplo inspirador de como a colaboração entre diferentes entidades pode gerar um impacto positivo e duradouro na educação e no desenvolvimento de uma comunidade.
A Cáritas Brasileira, é um organismo da CNBB presente em 200 países, atua na defesa dos direitos humanos e do desenvolvimento sustentável solidário na perspectiva de políticas públicas
Mais lidas
-
1Barro Duro
Enfermeira morta em Maceió sofria agressões desde o início do relacionamento, afirma primo
-
2Rodrigo Cunha
Vice-prefeito participa da Caminhada do Amor 2025, no Corredor Vera Arruda
-
3Rodada 32
CRB encara a Ferroviária nesta segunda-feira no Rei Pelé
-
4Adriana Rocely
Coordenadora de curso da Uneal denuncia perseguição e pede providências em carta aberta
-
5Salvador Lyra
Vídeo: incêndio de grandes proporções atinge fábrica de plástico no Distrito Industrial de Maceió