Cidades
Professora alagoana lança livro sobre inclusão e acolhimento de crianças com deficiência
Inspirado em uma história real, 'Crianças Brilhantes' é o primeiro livro da educadora Rochelli Messias, e será lançado no dia 25 de julho, na Biblioteca Estadual Graciliano Ramos, Centro de Maceió

A professora, contadora de histórias e escritora alagoana Rochelli Messias vai lançar seu primeiro livro infantil sobre a importância do acolhimento de crianças com deficiência. "Crianças Brilhantes" estará disponível para o público na sexta-feira (25), às 14h, na Biblioteca Estadual Graciliano Ramos, localizada no Centro de Maceió.
A obra de ficção mostra a trajetória de Maria Clara, uma menina que nasceu com deficiência auditiva e que se sente excluída durante uma brincadeira na rua de casa. Todas as crianças se divertem, exceto Maria Clara, que fica sempre a olhar pela janela. As crianças, então, percebem a ausência da colega e buscam respostas indo atrás dela. Com a ajuda da mãe da menina, dona Ane, as crianças aprendem a linguagem de sinais.
Segundo Rochelli, a história nasceu em 2019 e teve como inspiração uma aluna de uma escola pública localizada em Rio Largo, município da Região Metropolitana de Maceió. A aluna era da 3° série do Ensino Fundamental, tem deficiência auditiva e se comunicava com Rochelli por meio do olhar, com a ajuda de uma colega que compreendia o que a aluna falava.
"Os olhos da estudante brilhavam. Ela era uma menina alegre, muito ativa e atenciosa, sentava sempre na frente, queria muito aprender. Na época, enquanto professora, me sentia impotente, mas foi a partir daí que vi a necessidade urgente de adotarmos a linguagem de sinais. Para mim, deveria ser a segunda língua mais importante a ser ensinada nas escolas, desde a educação infantil", disse a professora.

Rochelli também contou que muitas vezes deixava a turma um pouco de lado para dar uma atenção a mais para a aluna.
"Ela brincava com os colegas e eles a acolhiam, tanto é que criaram uma linguagem própria de entendimento, sobre o que ela queria expressar e falar. Era uma escola pública, municipal, bem humilde e simples, mas era onde as crianças se divertiam e faziam o que toda criança deve fazer: brincar", contou ela.
Além do texto, as ilustrações que estão no livro também foram feitas pela autora.
O lançamento foi viabilizado pela Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, do Governo de Alagoas, através da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa (Secult).
Sobre a autora
A autora Rochelli Messias de Assis, nasceu em Maceió, Alagoas, é multiartista e atua na Arte, Educação e Cultura desde o ano de 2001, como produtora cultural, atriz, artesã, diretora teatral, dramaturga, artista visual, contadora de histórias e escritora.
"Crianças Brilhantes" é seu primeiro livro solo infantil, publicado em 2025. Também é autora de "Lelê - A História da Menina Que Aprendeu a Gostar de Ler" (publicado na coletânea Tapete Encantado, 2021). É Professora de teatro, arte-educadora, atuando na área da Educação em escolas públicas desde 2011.
Além disso, é integrante da Confraria Nós Poetas; da Associação de Artesãos Criativos de Alagoas-AACAL; do Comitê Proler-Al (Programa nacional de incentivo à leitura). Ela está como responsável pelo GT dos Contadores de Histórias de Alagoas na construção do PNLL, através da Secretaria de Cultura do Estado de Alagoas. Está como uma das coordenadoras do Fórum da Literatura em Alagoas (FLAL).
É especialista na arte de contar histórias e suas interfaces, na Faculdade de Ciências e Conhecimento (FCC), de Belém do Pará; especialista em Arte Educação e Sociedade, pelo Cesmac, com licenciatura plena em Teatro, pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Atualmente ela estuda Letras Francês, na Ufal.
SERVIÇO
Lançamento do livro infantil "Crianças Brilhantes", de Rochelli Messias
- Data: 25 de julho (sexta-feira)
- Horário: das 14h às 17h
- Local: Biblioteca Estadual Graciliano Ramos - Centro de Maceió (ao lado da Assembleia Legislativa)
- Ingressos: Entrada gratuita
Mais lidas
-
1Iluminada
Lua do Veado: quando e como será o fenômeno lunar que só acontece em julho
-
2Plantão do sexo
Orgia entre funcionários de hospital durante expediente vaza na web e vira caso de polícia
-
3Mistério e suspense
O que acontece no final de Ángela? Entenda desfecho da minissérie espanhola
-
4Invencível amor!
Quando Diná se apaixona por Otávio Jordão em 'A Viagem'?
-
5Sobrevivência nas profundezas
A impressionante histórial real por trás de 'O Último Respiro'