Cidades
Equipe Interagir auxilia na resolução de 4.098 processos em Maceió
Durante o primeiro semestre, 7.025 processos foram avaliados; juízes podem solicitar apoio à Corregedoria Geral da Justiça

A dinamização de práticas cartorárias nas secretarias judiciais no âmbito do 1º grau de jurisdição tem sido um trabalho indispensável a juízes e servidores que solicitam o auxílio da Equipe Interagir, grupo de trabalho criado pela Corregedoria Geral da Justiça de Alagoas (CGJAL) com o intuito de reduzir os gargalos enfrentados pelas unidades judiciárias.
Somente no primeiro semestre de 2025, que compreendeu o período de 30 de janeiro a 4 de julho, foram analisados 7.025 processos judiciais e, destes, 4.098 foram arquivados. As atividades garantiram celeridade processual na 1ª, 8ª e 11ª Varas Cíveis da Capital, como também na 3ª Vara Criminal da Capital, todas no Fórum do Barro Duro.
De acordo com dados apresentados ao corregedor-geral da Justiça, desembargador Celyrio Adamastor, foram praticados 18.684 atos cartorários, 451 processos tiveram evolução de classe e 549 foram remetidos ao Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL).
Para a servidora Dalva Amélia Vasconcelos, coordenadora do setor, a articulação entre o cartório e o gabinete é fundamental para o êxito das atividades, sendo imprescindível que as equipes sejam ágeis na execução das demandas e mantenham um fluxo constante de comunicação e retorno.
Ainda, segundo Dalva Vasconcelos, antes de atuar nas unidades judiciais, a equipe envia aos servidores um questionário de avaliação, com o intuito de analisar os processos de trabalho da unidade e fazer um levantamento do que pode ser trabalhado no período determinado pela Corregedoria.
“Com base nas respostas, nós elaboramos um plano de ação que contempla propostas de melhoria para otimizar a rotina diária, incrementar a produtividade e aprimorar as condições de trabalho, priorizando organização, racionalização e padronização dos procedimentos”, disse.Etapas de trabalhoDurante as orientações, também são criados grupos de comunicação com os servidores das unidades judiciais, com o intuito de compartilhar os modelos dos atos e códigos do Sistema de Automação da Justiça (SAJ), além de instruções sobre práticas cartorárias diárias que seguem orientações baseadas no Código de Normas das Serventias Judiciais.
Antes de concluir a atuação, a equipe realiza uma visita à unidade judicial, onde se reúne com juiz, servidores e direção, para compartilhar práticas cartorárias e propor melhorias na organização e divisão de atribuições.
Ao final de cada ciclo de trabalho, a equipe também elabora um relatório com o número de processos analisados, atos expedidos, processos arquivados e baixados, além de destacar as boas práticas implementadas para aprimorar o desempenho e eficiência do setor.
Em seguida, é enviado à unidade um plano de continuidade, que relaciona os processos ainda não arquivados por motivos extraordinários, como o decorrer de prazos ou pendências em atos processuais. O plano estabelece um prazo de 60 dias para a conclusão das ações pendentes, garantindo continuidade no trabalho e a regularização dos processos.CGJ OnlineA Equipe Interagir também é responsável pelo CGJ Online, canal de atendimento criado pela Corregedoria para sanar dúvidas de magistrados e servidores, como também para receber sugestões de aperfeiçoamento da Justiça de primeiro grau. O setor funciona de segunda a quinta, de 7h30 às 14h, e às sextas, de 7h30 às 13h30.
Mais lidas
-
1Iluminada
Lua do Veado: quando e como será o fenômeno lunar que só acontece em julho
-
2Cinema
F1: O filme com Brad Pitt é baseado em história real?
-
3Plantão do sexo
Orgia entre funcionários de hospital durante expediente vaza na web e vira caso de polícia
-
4Mistério e suspense
O que acontece no final de Ángela? Entenda desfecho da minissérie espanhola
-
5Redes sociais
PED do PT: Chapa denuncia compra de votos, bolsonaristas e entregas de cestas básicas