Cidades
Consultor de negócios mostra como o networking pode impulsionar carreira e negócios

Uma pesquisa realizada pela TIC Domicílios 2024, conduzida pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), revelou que 159 milhões de brasileiros acessaram a internet em 2024. O número representa 84% da população do país. Já em 2023, o Brasil ocupava a terceira posição no ranking global de países que mais utilizam redes sociais, segundo levantamento da Comscore.
Para o consultor de negócios Robson Costa, esses dados reforçam a importância da conexão entre as pessoas — o chamado networking. No entanto, ele alerta que, para quem busca crescimento profissional e sucesso nos negócios, essas conexões não podem se restringir ao ambiente virtual.
“É essencial estabelecer conexões profissionais, pois o networking vai muito além de conhecer pessoas ou trocar cartões de visita. Quando se constrói uma rede de contatos sólida, as chances de sucesso na carreira aumentam consideravelmente”, afirma.
Entre os principais benefícios de um bom networking estão o aprendizado contínuo, acesso a mentorias, parcerias comerciais, apoio profissional e novas oportunidades. Uma pesquisa da Universidade de Harvard destacou que a qualidade das conexões é mais relevante do que a quantidade. “Se a relação for baseada na confiança e no respeito mútuo, o conhecimento compartilhado pode ajudar a evitar armadilhas comuns no mundo dos negócios e a tomar decisões mais estratégicas”, complementa o consultor.
Mais lidas
-
1Iluminada
Lua do Veado: quando e como será o fenômeno lunar que só acontece em julho
-
2Cinema
F1: O filme com Brad Pitt é baseado em história real?
-
3Plantão do sexo
Orgia entre funcionários de hospital durante expediente vaza na web e vira caso de polícia
-
4Mistério e suspense
O que acontece no final de Ángela? Entenda desfecho da minissérie espanhola
-
5Redes sociais
PED do PT: Chapa denuncia compra de votos, bolsonaristas e entregas de cestas básicas