Cidades
Compromisso em defender o fazer cultural de Alagoas
Artistas e gestores culturais ressaltam o jornal com seu compromisso em divulgar e defender a cultura alagoana

Não é proselitismo nenhuma dizer que a cultura alagoana é feita de ritmo, cor, memória e resistência, que cresce ganha e corpo robusto, mesmo em um solo árido de investimentos, políticas públicas frágeis e pouca valorização. Fazedores de teatro, cinema, fotografia, música literatura e arte popular bebem em uma espécie de fonte que nunca seca para mostrar sua força. Nos últimos 18 anos a Tribuna Independente, com seu caderno Diversão & Arte, tem mostrado essa luta diariamente. Por quase duas décadas o editorial do jornal preza por ressaltar a mostrar as produções locais servindo como uma espécie de vitrine para toda manifestação artística. É um compromisso diário que a Tribuna Independente não abre mão.
Para Flávia Lima, produtora cultural e assessora de comunicação especializada em cultura, o trabalho da Tribuna serve como uma espécie de lugar seguro, onde o artista pode ter sua arte exposta. “Como produtora cultural e assessora de imprensa, sei da importância de ter espaços comprometidos com
a arte local. O Caderno de Cultura da Tribuna Independente cumpre esse papel com excelência. É uma referência para quem produz, divulga e consome cultura em Alagoas. Parabéns pelos 18 anos de resistência e valorização da cena artística do nosso estado”, disse.
A também produtora cultural Sue Chamusca, ressalta que “a divulgação é fundamental para todos que fazem acontecer a cultura. Nesses 18 anos a Tribuna sempre apoiou o nosso segmento, fazendo com que os seus leitores fiquem por dentro do que acontece na cena local e nacional. Possibilitar esse acesso à informação é contribuir para o fortalecimento e o desenvolvimento da economia criativa e das artes. Parabéns a todos da equipe do jornal que cumpre um papel fundamental na história da imprensa alagoana”.
Sua afirmação é seguida da jornalista e também produtora cultural Silvana Valença, que iniciou, em Alagoas, os projetos de cadernos culturais no jornalismo diário, “na minha trajetória de jornalista, ter sido editora de cultura foi uma das experiências mais prazerosas. Estou fora das redações há um bom tempo, mas fico extremamente gratificada em ver a evolução de um processo que teve início nos anos 1990, com o surgimento dos primeiros cadernos de cultura nos jornais do Alagoas. E nesse cenário a Tribuna exerce um papel importante, sempre buscando informar de maneira independente e atenta”, disse.
Reconhecimento vem das mais diversas áreas culturais do Estado
Outro reconhecimento da elação entre a Tribuna Independente a cultura alagoana vem da atriz, produtora, diretora escritora e fundadora de um teatro, O Theatro Homerinho, Ivana Isa, para ela o compromisso do jornalismo praticado pela Tribuna faz toda a diferença e inspira o artista. “Contar com a escrita cuidadosa, jornalismo embasado e equipe que conduzem com seriedade a Tribuna Independente durante essas quase 02 décadas, tem sido fundamental para a classe artística e cultural como um todo. As matérias no caderno de cultura comunicam, informam e fomentam a arte alagoana e contribuem enormemente pra formação de público. Parabéns, Tribuna! Nosso estado te agradece”, afirmou que tem inspirado toda uma geração de artista ao fundar, com as próprias mãos, um teatro no histórico bairro de Jaraguá.
A cantora Fernanda Guimarães também acredita no compromisso estabelecido há 18 anos entre Tribuna e o leitor. “Contar com a escrita cuidadosa, jornalismo embasado e equipe que conduzem com seriedade a Tribuna Independente durante essas quase duas décadas, tem sido fundamental para a classe artística e cultural como um todo. As matérias no caderno de cultura comunicam, informam e fomentam a arte alagoana.
Mais lidas
-
1Desfecho inesperado
Valéria fica com quem no final de 'As Filhas da Senhora Garcia'?
-
2Por 30 minutos
Gêmeos de 1 ano se afogam na Barra de São Miguel
-
3Obsessão doentia
O que acontece no final da série do Globoplay 'Dias Perfeitos'?
-
4Excesso
Comer sementes de maçã pode levar à morte?
-
5O 'contrabando do bem'
A história real da série Máscaras de Oxigênio Não Cairão Automaticamente