Cidades

Recomeço foi desafiador e motivacional

Em 18 anos, a Tribuna Independente conquistou o respeito do mercado de trabalho, publicitário e formalizou parcerias

Por Ana Paula Omena - Repórter / Tribuna Hoje 10/07/2025 08h45 - Atualizado em 10/07/2025 13h41
Recomeço foi desafiador e motivacional
Para Marilene Canuto, à frente da direção Comercial da Tribuna, a maioridade da Jorgraf é mais uma conquista - Foto: Edilson Omena

A diretora comercial da Jorgraf (Cooperativa de Jornalistas e Gráficos de Alagoas), desde a fundação Marilene Canuto, relembrou o início da cooperativa e destacou a credibilidade conquistada com trabalho sério e compromisso com a informação. “A festa de lançamento da primeira edição da Tribuna reuniu mais de 400 convidados e marcou o início de uma trajetória construída com independência e união”, frisou.

“É uma história escrita com coragem, compromisso e confiança, a Tribuna Independente completa 18 anos neste mês e celebra não apenas a maioridade de um jornal, mas a consolidação de um projeto ousado, nascido da união entre jornalistas e gráficos da Jorgraf em um momento decisivo da imprensa alagoana”, destacou.

Para Marilene Canuto, cada página publicada simboliza mais do que informação: representa resistência, esforço coletivo e confiança conquistada com o tempo.

“Chegar aos 18 anos, para nós, é uma vitória do trabalho sério e comprometido de jornalistas e gráficos da Jorgraf, tendo como produto principal o jornal Tribuna Independente. Levamos informação de qualidade ao leitor, anunciante e à sociedade como um todo”, afirmou.

OUSE COMEÇAR DO ZERO

Quando a cooperativa foi criada, Marilene contou que foi convidada para assumir o setor comercial e relembrou a emoção do desafio: “Me senti honrada e feliz. Colocar um novo jornal no mercado, sair para contar nossa história aos clientes, ser acolhida mesmo com alguma desconfiança... E aos poucos, formamos parcerias que permanecem até hoje, 18 anos depois.”

A conquista da confiança do mercado publicitário e dos leitores foi sendo construída com transparência e entrega. E, para ela, a primeira edição do jornal continua inesquecível. “Foi sem dúvida uma edição histórica. Tivemos uma festa de lançamento com mais de 400 convidados. Todos curiosos, animados. Várias TVs, jornais, anunciantes, empresas estavam presentes. Foi uma vitória da luta de todos nós. Um momento de emoção e reconhecimento”, observou.

A diretora comercial enfatizou que o compromisso segue firme e avaliou que mais do que uma data simbólica, os 18 anos da Tribuna Independente representam a força de uma cooperativa que nasceu do ideal coletivo e da crença em uma imprensa independente e plural. Um compromisso que, segundo Marilene, permanece inabalável.

“Seguimos firmes com o mesmo propósito, o de informar com responsabilidade, representar a sociedade e manter viva a chama de um jornalismo feito com ética e verdade”, pontuou. “Aos leitores, anunciantes e parceiros, a Tribuna agradece pela confiança ao longo dessa jornada — e garante: a luta pela boa informação continua”, completou.

Trajetória da Tribuna Independente tem sido de coragem e orgulho

Edmilson Teixeira, jornalista e conselheiro da Jorgraf, enalteceu a relevância do único jornal impresso diário de Alagoas em tempos de transformação digital.
“Um marco na comunicação regional, sempre com o compromisso com a verdade”, mencionou.

Ele destacou a Tribuna como símbolo de resistência e qualidade no jornalismo alagoano, em meio à transformação acelerada da comunicação e à ascensão das plataformas digitais.

“O jornal Tribuna Independente segue firme em seu propósito de levar informação com qualidade, profundidade e compromisso”.

Para Edmilson Teixeira, fazer parte dessa trajetória é motivo de orgulho. “É gratificante dizer que integro a equipe de jornalistas da Tribuna, sobretudo por se tratar do único veículo de comunicação impresso que circula diariamente em Alagoas. Desde sua fundação, há 18 anos, a Tribuna se firmou como uma voz vital da sociedade”, afirmou.

O jornalista reforçou que a criação da cooperativa por jornalistas e gráficos veio de uma decisão unânime, de justamente unir forças diante de um momento desafiador da imprensa local. “A Tribuna nasceu da coragem de construir algo coletivo — e, hoje, representa uma das experiências mais bem-sucedidas do cooperativismo jornalístico no país”, frisou.