Cidades
Sistema FIEA certifica lideranças e reforça compromisso com o futuro sustentável da indústria
Instituição amplia qualificação em ESG e celebra um ano de resultados do programa que promove inovação e sustentabilidade na indústria alagoana

Com foco no futuro da Indústria alagoana, o Sistema FIEA está ampliando a qualificação de suas lideranças com certificações em ESG. O termo, sigla em inglês para Environmental, Social and Governance, traduz-se em práticas que valorizam a responsabilidade ambiental, o impacto social e a boa governança corporativa.
Nove profissionais do SESI e do SENAI já receberam a Certificação Profissional em Liderança em ESG (CPESG) e outros cinco estão em processo de certificação. O curso é oferecido pelo LEC Certification Board, em parceria com a FGV Projetos, e tem validade de dois anos.
A certificação é resultado de um movimento iniciado em 2024, quando a instituição estruturou uma frente de qualificação em ESG voltada a setores-chave como Educação, Gente & Cultura, Mercado, Comunicação, Observatório da Indústria, Serviços Compartilhados e Governança.
O objetivo é formar lideranças com capacidade de implementar e gerir estratégias alinhadas aos princípios ambientais, sociais e de governança, reforçando a posição do Sistema FIEA como referência em sustentabilidade e inovação no setor produtivo.
Essa iniciativa reforça os avanços do Programa de ESG do Sistema FIEA, que completou um ano em junho e já apresenta resultados concretos na transformação da cultura empresarial em Alagoas. Desde seu lançamento, em 2024, a estratégia mobiliza empresários, especialistas e instituições em torno de temas como inovação e desenvolvimento sustentável.
Entre os destaques do primeiro ano estão a realização de painéis com mais de 65 especialistas, que elaboraram publicações nas áreas como Bioeconomia, Energias Renováveis, Economia Circular e Transformação Digital, além do estudo de estudo Reúso de Efluentes para Abastecimento Industrial: avaliação de oferta e da demanda no estado de Alagoas objetiva identificar as oportunidades para implantação de programas de reúso não potável de água para atendimento de demandas industriais no estado.
Outro marco importante foi a criação da Assessoria Executiva de Sustentabilidade Industrial da FIEA, responsável por articular ações institucionais voltadas à transição energética e ao alinhamento da indústria alagoana à agenda de neoindustrialização nacional com base nas diretrizes da Nova Indústria Brasil (NIB).
No Sistema FIEA, o conceito ganhou força como base para um modelo de desenvolvimento industrial que alia crescimento econômico a compromissos sustentáveis, preparando a Indústria de Alagoas para os desafios e as oportunidades do futuro.
Mais lidas
-
1Iluminada
Lua do Veado: quando e como será o fenômeno lunar que só acontece em julho
-
2Plantão do sexo
Orgia entre funcionários de hospital durante expediente vaza na web e vira caso de polícia
-
3Mistério e suspense
O que acontece no final de Ángela? Entenda desfecho da minissérie espanhola
-
4Invencível amor!
Quando Diná se apaixona por Otávio Jordão em 'A Viagem'?
-
5Sobrevivência nas profundezas
A impressionante histórial real por trás de 'O Último Respiro'