Cidades

Ordem de despejo é cancelada em São Sebastião e resistência continua no Acampamento Papa Francisco

Trabalhadores rurais sem terra mantêm ocupação desde abril

Por Davi Salsa 04/07/2025 07h45 - Atualizado em 04/07/2025 08h54
Ordem de despejo é cancelada em São Sebastião e resistência continua no Acampamento Papa Francisco
Mais de 150 famílias estão no acampamento desde o mês de abril - Foto: MST



As 150 famílias de trabalhadores rurais sem terra continuam no Acampamento Papa Francisco, localizado no município de São Sebastião, no Agreste de Alagoas.

Havia a possibilidade de uma ação de despejo nesta quinta-feira (3), mas lideranças do Movimento dos Sem Terra (MST) cobraram o cumprimento do acordo da cessão de outra área em reunião com representantes do Instituto de Terras de Alagoas (Iteral) e equipes da Polícia Militar de Alagoas.

Como não houve consenso, as famílias acampadas decidiram manter a ocupação.

Os trabalhadores rurais sem terra estão há mais de três meses na região e cobram que o governo cumpra com a sinalização de remanejar os trabalhadores para outro local que seja assegurada a possibilidade de plantação e moradia.

A ameaça de despejo da Fazenda Laranjal ocorreu a partir da liminar de reintegração de posse, mas sem levar em consideração o cumprimento do acordo firmado com os órgãos estaduais para garantir a segurança das famílias acampadas na área.

A ocupação que homenageia o Papa Francisco, já reúne mais de 150 famílias da região que buscam, a partir da terra, a possibilidade de trabalho e vida digna.