Cidades

Municípios começam a usar hoje tecnologia para enviar avisos

Por Valdete Calheiros - colaboradora / Tribuna Independente 18/06/2025 08h34 - Atualizado em 18/06/2025 08h43
Municípios começam a usar hoje tecnologia para enviar avisos
Água das chuvas que caíram com intensidade alagaram várias ruas de Maceió, prejudicando o trânsito - Foto: Edilson Omena

Os 102 municípios alagoanos começam a contar, a partir desta quarta-feira, dia 18, com o Defesa Civil Alerta (DCA), conforme antecipou o coordenador Estadual da Defesa Civil, coronel Moisés Melo.

O DCA chega, em definitivo e de forma operante, em boa hora, uma vez que a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) emitiu, na manhã de ontem, um alerta meteorológico na cor vermelha sobre a persistência de chuvas intensas em diversas regiões de Alagoas, com destaque para o Litoral – incluindo a capital Maceió –, Baixo São Francisco, Zona da Mata e parte do Agreste. O aviso vale até as 23h59 de hoje. De acordo com as previsões, o dia será chuvoso nesta véspera de feriado de Corpus Christi, a ser comemorado nesta quinta-feira, dia 19.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também renovou, ontem, o alerta de “potencial perigo” de chuvas para Maceió e outras 63 cidades de Alagoas. O aviso é até hoje, porém pode ser estendido.

O alerta é válido para os municípios de Anadia, Arapiraca, Atalaia, Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Belém, Boca da Mata, Branquinha, Cajueiro, Campestre, Campo Alegre, Campo Grande, Capela, Coité do Nóia, Colônia Leopoldina, Coqueiro Seco, Coruripe, Feira Grande, Feliz Deserto, Flexeiras, Girau do Ponciano, Igreja Nova, Jacuípe, Japaratinga, Jequiá da Praia, Joaquim Gomes, Jundiá, Junqueiro, Lagoa da Canoa, Limoeiro de Anadia, Maceió, Maragogi, Marechal Deodoro, Maribondo, Mar Vermelho, Matriz de Camaragibe, Messias, Murici, Novo Lino, Olho d’Água Grande, Paripueira, Passo de Camaragibe, Penedo, Piaçabuçu, Pilar, Pindoba, Porto Calvo, Porto de Pedras, Porto Real do Colégio, Rio Largo, Roteiro, Santa Luzia do Norte, São Brás, São Luís do Quitunde, São Miguel dos Campos, São Miguel dos Milagres, São Sebastião, Satuba, Tanque d’Arca, Taquarana, Teotônio Vilela, Traipu, União dos Palmares e Viçosa.

Nos últimos dias, o litoral alagoano apresentou o maior acumulado absoluto de chuva no mês de junho, com 210,1 milímetros.