Cidades

Negociação do ACT da Algás: Sindicato exige respeito ao texto aprovado e celeridade no fechamento do acordo

Reunião contou com a presença de todos os diretores da empresa e teve como foco central a denúncia da tentativa da Algás de alterar o conteúdo do acordo aprovado em assembleia pela categoria

Por Ascom Urbanitários 07/06/2025 01h17
Negociação do ACT da Algás: Sindicato exige respeito ao texto aprovado e celeridade no fechamento do acordo
Reunião na sede da Algás - Foto: Ascom Urbanitários

O Sindicato dos Urbanitários de Alagoas voltou a se reunir com a direção da Algás para tratar da negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), cuja data-base é 1º de novembro de 2024. A reunião contou com a presença de todos os diretores da empresa e teve como foco central a denúncia da tentativa da Algás de alterar o conteúdo do acordo aprovado em assembleia pela categoria, especialmente no que se refere ao Auxílio-Creche.

É importante lembrar que a pauta de reivindicações dos trabalhadores foi encaminhada ainda em setembro, mas a empresa só iniciou as negociações quase três meses depois, revelando um profundo desrespeito com os prazos e com os trabalhadores. Além do atraso para iniciar, a condução do processo também tem sido marcada por morosidade e indefinições, o que tem impedido a conclusão do ACT e a implantação imediata das conquistas já acordadas.

Durante a reunião, o sindicato foi enfático: o texto aprovado em assembleia precisa ser respeitado. A tentativa da empresa de reinterpretar ou alterar cláusulas previamente debatidas na mesa de negociação representa um grave ataque à democracia sindical e aos direitos da categoria.

O ponto mais sensível é a cláusula do Auxílio-Creche. O texto aprovado em assembleia assegura:

“A Algás assegurará a manutenção do benefício de Auxílio Creche Educação aos filhos dos trabalhadores que, durante a vigência do Acordo Coletivo ora negociado, tenham perdido ou venham a perder o direito ao benefício em decorrência da extrapolação da idade limite.”

A empresa, no entanto, tem tentado reformular essa redação, fugindo do que foi efetivamente acordado e validado pela categoria. Diante disso, o sindicato protocolou novo ofício exigindo que a redação da cláusula seja mantida conforme foi negociada e aprovada coletivamente.

O Sindicato dos Urbanitários reforça o apelo por celeridade na conclusão das negociações, para que o ACT possa finalmente ser assinado e as conquistas dos trabalhadores sejam implementadas. Seguiremos vigilantes, firmes e mobilizados até que todo o processo seja respeitado e finalizado com justiça e dignidade.