Cidades
Governo de Alagoas amplia investimentos na modernização e mecanização rural
Equipamentos garantem mais dignidade, produtividade e qualidade de vida para quem vive e trabalha no campo

Com o olhar atento e comprometido com quem cultiva a terra, o Governo de Alagoas vem colhendo os frutos de políticas públicas que fortalecem, modernizam e humanizam a agricultura familiar no estado. Entre 2024 e 2025, os investimentos na modernização e mecanização rural somam R$ 2,3 milhões — um aporte histórico que leva mais dignidade ao campo e transforma a realidade de milhares de famílias agricultoras.
O recurso foi utilizado na aquisição de maquinários de pequeno e grande porte, como tratores com grades e microtratores equipados com encanteirador, enxada rotativa e carreta basculante, especialmente pensados para o cultivo em pequenas e médias propriedades.
Mais do que investir em máquinas, o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri), aposta na valorização do trabalho rural e no cuidado com quem produz o alimento que chega à mesa dos alagoanos. O acompanhamento do processo agrícola — desde a entrega das sementes até o escoamento da produção — é feito lado a lado com associações, cooperativas e agricultores.
Um desses agricultores é Ataídes Felix, morador da região fumageira, no município de Junqueiro. Para ele, os investimentos vão além da produtividade: representam reconhecimento e respeito. “Cuidar da agricultura é o mesmo que cuidar da educação e da saúde, porque sem uma boa alimentação ninguém consegue se desenvolver direito. Estou muito agradecido ao governador Paulo Dantas por apoiar os pequenos agricultores e comprar os equipamentos necessários para facilitar o plantio e melhorar a nossa produção”, compartilhou Ataídes, com orgulho e esperança.
Tecnologia e conforto no campo
A mecanização das atividades rurais é uma das frentes mais visíveis dessa transformação. Ao todo, dez tratores modernos já foram entregues a municípios e movimentos sociais em Alagoas. Avaliados em R$ 233 mil cada, os veículos são equipados com cabine climatizada, tração 4x4, isolamento acústico e sistema de bloqueio do diferencial — características que garantem mais segurança, conforto e eficiência no dia a dia do agricultor.
As cidades que já foram beneficiadas são Jequiá da Praia, Junqueiro, União dos Palmares, Maribondo, Pão de Açúcar, Poço das Trincheiras, Pariconha, Olivença e Igreja Nova. Cada trator tem capacidade de atender até 400 famílias de agricultores por ano, de forma direta e indireta, representando um impacto social amplo e duradouro.
A secretária de Agricultura e Pecuária, Aline Rodrigues, reforça que esse é apenas o começo de uma nova fase no campo alagoano:
“Ampliar os investimentos na agricultura familiar é um compromisso que o governador Paulo Dantas tem com os produtores alagoanos. A presença desses maquinários no campo é essencial para o preparo do solo e o aumento da produção. Com essas ações, o Governo de Alagoas reforça seu compromisso com o desenvolvimento rural e a melhoria da qualidade de vida dos agricultores familiares”, destacou.
Mais lidas
-
1Copa do Brasil
Ingressos para CRB x Santos estão à venda em terceiro lote
-
2Crime bárbaro
'A Reserva' final explicado: Quem matou a jovem Ruby na série?
-
3'Vale a Pena Ver de Novo'
Vilão intenso e revoltado! Como Alexandre morre em 'A Viagem'?
-
4Orçamento crítico
Ufal confirma que pode “fechar as portas”
-
5Samu
Mulher cai de altura de cinco metros no viaduto do Jacintinho