Cidades
JHC recebe investidores para apresentar aspectos técnicos da implantação do BRT em Maceió
Novo sistema vai contar com 28 km de faixa exclusiva e beneficiar mais de 600 mil pessoas que utilizam o transporte público diariamente na capital
O prefeito de Maceió, JHC, e o vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura, Rodrigo Cunha, receberam nesta segunda-feira (12), na Prefeitura de Maceió, representantes do New Development Bank (NDB), banco financiador da operação de crédito internacional que apoia a implantação do BRT em Maceió. Durante a reunião, foram apresentados o andamento do projeto e os aspectos técnicos envolvidos.
Para o prefeito JHC, a implantação do BRT vai ser um ponto de virada de chave para Maceió. “O BRT Maceió vai mudar as discussões sobre mobilidade urbana na nossa cidade, vai mudar o futuro da nossa cidade e também das cidades circunvizinhas. Estamos apostando muito no transporte coletivo, na mobilidade ativa, e esse projeto vai além do BRT em si, porque vai conectar outros meios de transporte e fazer a conexão com diversos modais, para a gente dar mais eficiência para a espinha dorsal que vai ser o BRT, incentivando as pessoas a utilizarem cada vez mais o transporte público”, pontuou.
“Quando falamos da importância do BRT, falamos em diminuir o tempo para chegar em casa, de diminuir o tempo do trabalhador chegar ao seu local de trabalho, em tornar mais atrativo o transporte coletivo, deixando o trajeto mais rápido, mais confortável e fazendo com que as pessoas busquem o transporte coletivo com prioridade. É um projeto inovador que dará qualidade de vida para os maceioenses”, completou o vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura, Rodrigo Cunha.
O encontro faz parte da agenda denominada “Missão de Avaliação do NDB”, que vai até o dia 21 de maio. Neste momento, o projeto está em fase de avaliação final pelo NDB, etapa anterior à contratação formal da operação, prevista para o segundo semestre de 2025.
“Essa missão é, sobretudo, para obter todos os detalhes técnicos do projeto. Quando concluirmos a avaliação, vamos estar certos de todo o planejamento inicial do projeto e, então, poderemos dar continuidade ao que foi acordado”, explicou Yang Ji, líder do projeto pelo NDB.
BRT em Maceió
O sistema de transporte público de Maceió, utilizado por mais de 600 mil pessoas, passará a contar com o modelo BRT, sigla para Bus Rapid Transit (Trânsito Rápido de Ônibus, em português). Serão 28 km de faixa exclusiva para os ônibus do BRT Maceió no principal corredor de transportes da capital alagoana, formado pelas avenidas Lourival de Melo Mota, Durval de Góes Monteiro e Fernandes Lima. O espaço ficará à esquerda da via, junto ao alinhamento do canteiro central.
Mais lidas
-
1Uso da verba
Vereadores de Poço das Trincheiras estão em conflito
-
2Chegou às redes sociais
Saiba onde assistir 'Tudo Por Uma Segunda Chance', 1ª novela vertical da TV Globo
-
3Direitos do Cidadão
MPF e DPU rejeitam proposta do Estado sobre mudança de local do novo complexo de saúde mental
-
4Na UTI
Jamaicana está em estado grave após cair do palco do Miss Universo 2025, veja vídeo
-
5Agreste de Alagoas
Câmera flagra colisão frontal entre motos e deixa três feridos em Craíbas




