Cidades

Grupo Intersecretarial conclui plano de ação contra o assédio em Alagoas

Por Roberta Cólen / Ascom CGE 09/05/2025 15h41
Grupo Intersecretarial conclui plano de ação contra o assédio em Alagoas
Grupo surgiu com o propósito de criar o plano a ser implantado no Poder Executivo alagoano - Foto: Agência Alagoas


O Grupo de Trabalho Intersecretarial contra o assédio moral e sexual concluiu, nesta sexta-feira (9), o Plano de Prevenção e Enfrentamento contra este tipo de prática no âmbito da Administração Pública de Alagoas.

Os membros se reuniram na sede da Controladoria-Geral do Estado (CGE) para assinatura do plano, formalizando a entrega do documento ao órgão de controle, sendo este o último compromisso formal do grupo.

Criado por meio do Decreto Estadual 86.889/2024, o Grupo Intersecretarial, sob a liderança da Controladoria, surgiu com o propósito de criar o plano a ser implantado no Poder Executivo alagoano.

O documento estabelece diretrizes baseadas na valorização de condutas respeitosas, integradas aos processos de construção coletiva e no respeito mútuo e contínuo entre servidores e trabalhadores do serviço público estadual.


A controladora Sâmara Suruagy disse que o plano concretiza um projeto robusto desenvolvido em 12 meses, e garante as ações serão colocadas em prática, reafirmando um compromisso contínuo com integridade e saúde dos agentes públicos.

“Enfrentar o assédio é um dever de todos e exige coragem, principalmente das vítimas. Estamos avançando, mas, com o plano, vamos ter mais uma ferramenta norteadora para políticas públicas e ainda contribuir com a erradicação do assédio”, disse a controladora.

Além da CGE, também são membros a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP); Secretaria de Estado da Mulher e Direitos Humanos (Semudh); Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag); Procuradoria-Geral do Estado (PGE); Secretaria de Estado da Saúde (Sesau); Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação (Sete); Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef); e Secretaria de Estado da Educação (Seduc).


Sobre o trabalho realizado em conjunto com outras pastas da Administração Pública de Alagoas, a gestora da CGE disse ter sido fundamental para que o plano tivesse diretrizes multilaterais.

“Cada membro colaborou com seu respectivo conhecimento técnico, o que contribuiu para que o plano fosse robusto e plural. Durante um ano, foram feitas reuniões semanais para discutir ações assertivas, acolhedoras e que façam a diferença na vida das pessoas”, ressaltou a controladora.