Cidades
Programa de Endereçamento Postal é lançado pelo Governo de Alagoas
'Um endereço para chamar de seu', um projeto pioneiro, foi elaborado por técnicos da Setrand, com apoio da Ufal e lançado em Satuba

Com o objetivo de garantir o direito de moradia a todos os cidadãos e na definição do nome do logradouro público, o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), a Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades, e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), lançaram na quinta-feira (8), na cidade de Satuba, o Programa Endereçamento Postal - Um Endereço para Chamar de Seu.
Em seu esboço, o programa irá atuar na definição do nome do logradouro público, numeração do imóvel e também no Código de Endereçamento Postal (CEP), permitindo que todos tenham comprovantes de residência para candidaturas a vagas de emprego, matrículas escolares, cadastros para acesso a serviços e políticas públicas e também abertura de micro empresa (MEI), facilitando a vida do cidadão para os serviços públicos do Brasil.
Cosmo Bernardino, que reside há 17anos na Comunidade Nova Esperança, agora tem direito ao número da casa e nome em sua rua. "Comprei uma caixa para correspondência e há seis anos nunca teve serventia. Agora posso receber minhas encomendas sem sair de casa", comemora o morador.

Andreia Estevam, secretária Especial de Planejamento da Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano da Setrand, ressalta que o projeto tem grande importância social para as família, é inclusivo e chega para oferecer dignidade às pessoas. "A iniciativa possibilita o acesso aos serviços públicos aos moradores".
Para o vice-prefeito de Satuba, Luis Carlos Lira, o Programa que vem sendo executado pelos governos federal e estadual, e da Ufal, é extremamente significativo para os moradores, já que facilita a vida das famílias que estão inscritas nos programas sociais do município.
A ação segue com o mapeamento para consolidação dos endereços das localidades de baixa renda selecionadas, partindo então para a fixação de placas com nomenclaturas para as vias e numeração para as casas. O processo contribui para a execução da Regularização Fundiária de Interesse Social (REURB-S).
Mais lidas
-
1Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?
-
2Intervalo entre filmes
Fim épico ou fiasco? Velozes e Furiosos 11 está quebrando um recorde indesejado da franquia
-
3Copa do Brasil
CRB inicia venda de ingressos para partida em Maceió contra o Santos
-
4Borda do mapa
Dono de posto tem prejuízo de R$ 7 milhões com caso Braskem
-
5Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo