Cidades

Ato na orla marca 1º de maio na capital alagoana

Central Única dos Trabalhadores organiza mobilização a partir das 8 horas na Pajuçara pelo fim da escala 6x1 e outras pautas

Por Valdete Calheiros – colaboradora / Tribuna Independente 01/05/2025 08h10 - Atualizado em 01/05/2025 09h44
Ato na orla marca 1º de maio na capital alagoana
Trabalhadores protestam nesta quinta-feira por políticas públicas capazes de garantir mais qualidade de vida - Foto: CUT

Para marcar o 1º de maio, Dia do Trabalhador, a Central Única dos Trabalhadores promove um ato, nestas quinta-feira, com concentração a partir das 8 horas na Praia da Pajuçara. Em pauta, o fim da escala 6x1, a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, a defesa do trabalho digno, salários justos e redução da jornada sem redução de direitos, a defesa da Previdência Social e o fim da precarização das aposentadorias.

Outros temas da mobilização são: o combate à reforma que retiram conquistas históricas, a igualdade de gênero e o fim do assédio e de todas as formas de discriminação, o fim da violência contra as mulheres, o combate ao racismo, os direitos, democracia e fim da criminalização dos movimentos sociais, a transição justa e emprego sustentável, a defesa do meio ambiente e dos territórios tradicionais e a soberania alimentar e apoio à agricultura familiar.

A construção civil é o setor que mais oferece vagas de emprego em Alagoas, especialmente nas funções de servente de pedreiro e de pedreiro. Em seguida, as opções para motorista também figuram entre as mais ofertadas. A média semanal de ofertas de empregos – para os mais variados cargos – é de 700 por semana. Em ocasiões pontuais, chegam a ser oferecidos mil novos postos de trabalho por semana no estado.

Os empregadores preferem contratar homens para os postos vagos. Quase não há preferência por idade. De uma forma geral, os candidatos às vagas de emprego são capacitados para as vagas as quais se disponibilizam.

As informações foram repassadas pelo Sine (Sistema Nacional de Emprego) de Alagoas e podem dar um alento a quem continua na busca por um lugar ao sol no mercado de trabalho no estado.

O Sine é um serviço público brasileiro que oferece apoio aos trabalhadores na busca por emprego, bem como às empresas na busca por mão de obra. Ele também fornece orientação, recolocação e qualificação profissional, além de recursos para geração de emprego e renda.

A Delegacia Regional do Trabalho em Alagoas não possui um banco de dados sobre empregos gerados no estado, conforme informou o próprio superintendente regional do trabalho em Alagoas, Cícero Pereira dos Santos Filho.

Neste Dia do Trabalhador, quem tem muito a comemorar é a cabeleireira Vanessa Rafaela dos Santos Timóteo. Aos 33 anos, ela trabalha com o que gosta, ama a profissão, cuida da beleza de centenas de mulheres a cada semana e já conquistou a admiração e amizade de muitas clientes.

Vanessa Timóteo, como é conhecida, trabalha em um dos salões de beleza mais requisitados da Ponta Verde e empresa sua competência para embelezar as madeixas mais exigentes. Sempre de olho nas tendências do mercado capital, a profissional relembrou que desde pequena tinha paixão pela área da beleza.

Vanessa Timóteo, hair style (Foto: Acervo pessoal)

“Quando eu era pequena, uma vizinha me chamou para eu auxiliar no salão dela. Pronto! Não deu outra! Fiquei ainda mais apaixonada e fiz da profissão a minha vida”, resumiu.

Vanessa Timóteo contou ainda que sente um prazer e uma grande satisfação em cuidar das pessoas. A cabeleireira abandonou os cursos de Farmácia e de Direito até se entregar, de vez, às tesouras, modelagens e tratamentos capilares. “Neste dia do trabalhador, tenho muito a comemorar, pois trabalho com o que amo. Amo o que faço”, festejou.