Cidades

Reintrodução de Papagaios Chauás nas matas alagoanas recebe Prêmio Hugo Werneck em Minas Gerais

Por MP/AL 30/04/2025 13h20
Reintrodução de Papagaios Chauás nas matas alagoanas recebe Prêmio Hugo Werneck em Minas Gerais
Coordenado pelo Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL), o PAE conta com a parceria da Usina Coruripe e de diversas outras entidades - Foto: MP/AL

A reintrodução de espécimes do Papagaio Chauá nas matas do Litoral Sul de Alagoas foi reconhecida e premiada na categoria “Melhor Exemplo em Fauna” do XV Prêmio Hugo Werneck de Meio Ambiente e Sustentabilidade, entregue na noite dessa terça-feira (29), em Belo Horizonte (MG).

A premiação foi entregue à Usina Coruripe, parceira do Plano de Ação Estadual (PAE) para Conservação do Papagaio Chauá e responsável pela inscrição da iniciativa no Prêmio Hugo Werneck. Foi em uma área de Mata Atlântica da Usina, na cidade de Coruripe, que, em janeiro deste ano, ocorreu a primeira reintrodução de Papagaios Chauás na natureza em Alagoas.

Coordenado pelo Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL), o PAE conta com a parceria da Usina Coruripe e de diversas outras entidades. Para o gerente de Sustentabilidade da Usina, Bertholdino Apolônio Teixeira Júnior, essa premiação significa o reconhecimento ao trabalho realizado em prol das ações ambientais no Litoral Sul de Alagoas.

“O prêmio reconhece o trabalho de várias pessoas e de várias instituições em prol do meio ambiente. A parceria com o Ministério Público e demais parceiros é importante, visto que esse é um trabalho a longo prazo e, quanto mais instituições envolvidas, mais robustez para a iniciativa”, declarou Bertholdino Júnior. “O principal objetivo da Usina Coruripe, daqui por diante, é a refaunação da Mata Atlântica, para que espécies ameaçadas retornem. Queremos a mata repovoada com as espécies que já existiram em algum momento nela para que possam cumprir seu papel ecossistêmico”, acrescentou.

Promotor de Defesa do Meio Ambiente na 4ª Promotoria de Justiça da Capital, Alberto Fonseca, que acompanhou a entrega da premiação, enfatizou que o PAE do Papagaio Chauá faz parte de um Programa de Conservação e Reintrodução de Espécies Ameaçadas de Extinção, o qual envolve o incentivo à criação de Unidades de Conservação, muitas delas em áreas pertencentes à iniciativa privada.

“Esse Programa inclui várias outras espécies, que também estão sendo reintroduzidas na fauna alagoana, a exemplo do Mutum, do Macuco, do Papagaio-do-mangue e agora do Curió”, ressaltou Alberto Fonseca.

Representante da Bluestone, empresa de recuperação e gestão de subprodutos, coprodutos e resíduos sólidos e parceira do PAE do Papagaio Chauá, Alexandre Resende também participou da solenidade.

O PAE para Conservação do Papagaio Chauá é uma parceria entre o Ministério Público Estadual (MPAL), o Projeto Arca do CEP, o Museu de Zoologia da USP, a Fundação Lymington, o Instituto para o Desenvolvimento Social e Ecológico (IDESE), o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) da Polícia Militar de Alagoas (PM/AL), o Instituto para Preservação da Mata Atlântica (IPMA), a Prefeitura de Coruripe, a Usina Coruripe e a Bluestone.

O Prêmio Hugo Werneck


Com o tema “Despertar Humano – O Ambientalista do Futuro que Seremos Todos Nós”, o Prêmio Hugo Werneck se tornou uma referência nacional, de Minas Gerais para o mundo, como o “Oscar da Ecologia” brasileira. Acumula mais de mil inscrições e indicações recebidas, e mais de 186 vencedores e homenageados até hoje.

A iniciativa foi criada em 2010 em homenagem ao ambientalista mineiro Hugo Werneck (1919-2008), um dos precursores da consciência ecológica na América Latina, ele foi o fundador do Centro para a Conservação da Natureza e defensor da criação de importantes áreas verdes de Minas Gerais, como os parques Nacional da Serra do Cipó e Estadual do Rio Doce. Hugo Werneck acreditava que só o amor, a informação e a educação ambiental podem mudar a atitude do ser humano em relação ao meio ambiente e à natureza que nos sustenta.