Cidades

CCEDAL comemora redução das tarifas de energia da Equatorial Alagoas

Por Assessoria 30/04/2025 11h11 - Atualizado em 30/04/2025 14h24
CCEDAL comemora redução das tarifas de energia da Equatorial Alagoas
O reajuste entra em vigor a partir do 3 de maio - Foto: Divulgação

O Conselho de Consumidores de Energia de Alagoas comemorou a decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica que aprovou o reajuste tarifário anual da Equatorial Alagoas Distribuidora de Energia S.A. nesta terça-feira (29/4). A distribuidora atende cerca de 1,4 milhão de unidades consumidoras nos 102 municípios do estado.

De acordo com o presidente do Conselho, Antônio Costa, é um ganho muito grande para todos os consumidores do estado. “Foi um trabalho desenvolvido pelo conselho e seu consultor Carlindo Lins que lutou bravamente pelos consumidores. Os principais itens que contribuíram para a redução dos valores foram os custos com encargos setoriais, com transmissão de energia e os componentes financeiros.”, disse o presidente.

De acordo com o gerente de Regulação e Mercado da Equatorial Alagoas, Tibúrcio Gurgel, essa redução de tarifas é muito positiva para o consumidor alagoano. “Saímos da lista de top 10 da energia mais cara do país e isso é uma grande conquista!”, falou Gurgel.

Segundo a ANEEL, os novos índices, com vigência a partir de 3 de maio ficaram desta forma:

Equatorial Alagoas - Classe Consumidores Residenciais – B1 = -6,99%

Classe de Consumidores – Consumidores Cativos

Baixa Tensão em média = -6,79%

Alta Tensão em média = -6,78%

Efeito para o consumidor = -6,79%

Ainda na determinação dos índices da ANEEL, foi também considerado o pedido de diferimento da distribuidora de R$ 150 milhões, com o objetivo de atenuar a volatilidade tarifária entre 2025 e 2026.

O reajuste entra em vigor a partir do 3 de maio.