Cidades
Técnicos da prefeitura retiram cabeamento inativo em postes do Centro de Maceió
Ação visa a promoção de ordenamento urbano com foco na segurança e na estética da cidade
A Autarquia Municipal de Iluminação Pública (Ilumina), em parceria com a Associação de Provedores do Estado de Alagoas (Aspeal), promoveu na última terça-feira (22), uma ação de retirada de cabos de fibra óptica e outros materiais em desuso em um trecho de aproximadamente 200 metros da Rua do Sol, no Centro de Maceió.
A intervenção teve caráter demonstrativo e integra um esforço conjunto para promover o ordenamento e o embelezamento urbano, especialmente em áreas comerciais com grande fluxo de pessoas.
A operação contou com o apoio do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT), da Autarquia Municipal de Limpeza Urbana (Alurb) e da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Semsc), garantindo a organização do trânsito, a segurança dos trabalhadores e a limpeza imediata dos resíduos retirados.
Durante a ação, elogiada por comerciantes e transeuntes, uma grande quantidade de cabos obsoletos, instalados ao longo dos últimos anos, sem qualquer manutenção ou funcionalidade, foi removida dos postes.
Segundo o diretor-presidente da Ilumina Maceió, Gutenberg de Melo, a ação teve conotação demonstrativa, mas traz impactos diretos tanto na segurança, quanto na aparência urbana da cidade. “A retirada desses cabos é uma medida para a segurança de pedestres e comerciantes, mas também tem um efeito imediato na paisagem de Maceió. O céu e o emaranhado de fios se tornou um problema, mas que pode, a partir de um esforço coletivo, ser resolvido”, pontuou.
Além de melhorar o aspecto visual da Rua do Sol, a intervenção também previne riscos de acidentes, como quedas de fios, curtos-circuitos ou interferências na rede elétrica, comuns em locais com acúmulo desordenado de cabeamento.
Mais lidas
-
1Polêmica!
Ex-motorista de cantor processa Carlinhos Maia e Lucas e exige R$ 1 milhão por humilhação
-
2Quinta-feira
Veja o funcionamento do comércio e mercados em Maceió no feriado de 20 de novembro
-
3Arapiraca
Alan Carlos respondia a dois processos por estupro de vunerável
-
4Judiciário
STJ impõe exigência de “provas robustas” e reacende debate sobre proteção a mulheres vítimas de violência
-
5Arapiraca
Antes de matar ex-marido, médica disse que ele descumpriu medida protetiva, relata testemunha




