Cidades

Alagoas em luto: Governador e Prefeitura de Maceió homenageiam Papa Francisco

Missa em sua memória será realizada hoje, às 18h, na Catedral Metropolitana

Por Tribuna Hoje com agências 21/04/2025 10h38 - Atualizado em 21/04/2025 13h01
Alagoas em luto: Governador e Prefeitura de Maceió homenageiam Papa Francisco
O líder católico havia recebido alta de sua internação mais recente em 23 de março, após cinco semanas de tratamento para pneumonia - Foto: Reprodução

A manhã desta segunda-feira (21) amanheceu mais silenciosa em Alagoas. Uma tristeza compartilhada tomou conta das redes sociais e dos corações de milhares de alagoanos com a notícia da morte do Papa Francisco. Um líder que tocou o mundo com gestos simples e palavras firmes em favor dos excluídos.

O governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), foi um dos primeiros a se manifestar publicamente. Em sua conta na rede X (antigo Twitter), ele expressou o sentimento de perda e destacou a importância espiritual do Papa para o mundo. 

“Alagoas e o mundo se despedem de um líder espiritual único. O Papa Francisco nos ensinou a cuidar dos pobres e a viver com amor, paz e respeito ao próximo. Descanse em paz”, escreveu o governador, refletindo a comoção que se espalha entre fiéis e não fiéis.

Francisco foi o primeiro Papa latino-americano da história da Igreja Católica. Sua trajetória foi marcada pela defesa incansável dos pobres, o diálogo inter-religioso e o esforço por uma Igreja mais próxima das pessoas. 

"Ele rompeu protocolos, lavou os pés de detentos, abraçou os marginalizados e nunca escondeu sua intenção de transformar a Igreja em um espaço de acolhimento", relembrou o governador Paulo Dantas.

PREFEITURA DE MACEIÓ

Em reconhecimento ao seu legado, a Prefeitura de Maceió, por determinação do prefeito JHC e do vice-prefeito Rodrigo Cunha, decretou luto oficial de sete dias. Em nota, a administração municipal declarou solidariedade à comunidade católica mundial e exaltou o papel transformador do pontífice. “Inspirou o mundo com simplicidade, coragem e compromisso com os mais pobres e trouxe a Igreja Católica para o século XXI”, diz o comunicado.

Ainda nesta segunda-feira, a Arquidiocese de Maceió promove uma missa em memória do Papa Francisco na Catedral Metropolitana, às 18h. Será um momento de oração, homenagem e gratidão pela vida de um homem que fez da fé um gesto cotidiano de empatia e justiça.