Cidades

Prédio que estava em construção é demolido no Pinheiro

Conforme Defesa Civil, 68% das edificações nos cinco bairros afetados pela mineração já foram abaixo como medida de prevenção

Por Tribuna Hoje com assessoria 10/04/2025 11h41 - Atualizado em 10/04/2025 19h34
Prédio que estava em construção é demolido no Pinheiro
Edifício estava em construção quando o bairro do Pinheiro começou a ser evacuado em razão do afundamento do solo causado pela mineração de sal-gema - Foto: Edilson Omena

Novas demolições de imóveis estão ocorrendo nos bairros de Maceió desocupados pelo afundamento do solo em razão da mineração de sal-gema pela Braskem. Na manhã desta quinta-feira, as equipes realizaram a demolição de um prédio que, à época do colapso nos bairros, ainda estava em fase de construção. O empreendimento está localizado próximo ao Hospital Sanatório, no Pinheiro.

Conforme a Defesa Civil de Maceió, os 14.549 imóveis evacuados nos cinco bairros, 68% já foram demolidos e outros ainda estão em processo de análise para serem demolidos posteriormente.

Está prevista para os próximos dias a demolição preventiva dos edifícios La Fenice e Jardim Alagoas. Em razão desse procedimento, na última segunda-feira (7), a Rua Ernesta Gama foi interditada, uma via que tem sido a alternativa para desafogar o trânsito na Avenida Fernandes Lima. O bloqueio está previsto para durar 45 dias.

Mapa mostra via interditada e nova via que será liberada (Imagem: Centro Integrado de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Maceió)

A Defesa Civil de Maceió destaca que a medida visa a segurança de veículos que circulam pelo local. Mas uma nova parte da Rua Francisco Freire Ribeiro ficará aberta até a Rua José da Silveira Camerino para facilitar a circulação no local.

“Essas alterações de vias são necessárias e vão continuar ocorrendo para que as ações preventivas sejam realizadas, a fim de sanar os riscos. Sempre que há as intervenções nós comunicamos à população para que todos fiquem cientes”, explica o coordenador-geral da Defesa Civil de Maceió, Abelardo Nobre.

O órgão destaca que a mudança no percurso será sinalizada para auxiliar os motoristas nos acessos corretos.