Cidades
Sindjornal repudia demissões na TV Ponta Verde e destaca impacto no mercado
13 profissionais foram desligados da empresa, sendo cinco deles jornalistas

O Sindicato dos Jornalistas de Alagoas (Sindjornal) expressou nesta quarta-feira (9) sua indignação e tristeza em relação às demissões realizadas pela TV Ponta Verde, que culminaram na saída de 13 profissionais da área de comunicação, incluindo cinco jornalistas. O episódio ocorreu também nesta quarta-feira, marcando a extinção do programa "Tá na Hora Alagoas", retirado repentinamente da grade da emissora.
Segundo informações do sindicato, o programa foi exibido normalmente na terça-feira, 8 de abril, mas foi descontinuado sem aviso prévio ao público ou aos clientes da emissora. O momento das demissões é especialmente sensível, ocorrendo na mesma semana da celebração do Dia do Jornalista, em 7 de abril, data que havia sido marcada por homenagens da própria emissora aos profissionais.
O Sindjornal destaca a contradição entre a homenagem veiculada na última segunda-feira, que incluiu entrevistas e conteúdos preparados pelos mesmos colegas que foram desligados, e as demissões realizadas apenas dois dias depois. O sindicato reforçou sua solidariedade aos profissionais afetados e ofereceu apoio diante de um mercado de trabalho já limitado para jornalistas.
A entidade também reafirmou seu compromisso em lutar pelos direitos da categoria e fortalecer o mercado de comunicação em Alagoas. Em nota, o Sindjornal ressaltou a importância da filiação sindical para ampliar a defesa dos profissionais, em paralelo ao trabalho desenvolvido por outros órgãos de classe, como a OAB e o Crea.
Confira a nota na íntegra:
"Nota de repúdio
É com surpresa e bastante tristeza que o Sindicato dos Jornalistas de Alagoas recebeu a notícia de que 13 profissionais da comunicação, dentre eles 5 jornalistas, foram demitidos da TV Ponta Verde.
Com as demissões, a empresa anunciou o encerramento do "Tá na Hora Alagoas", que foi exibido ontem normalmente e que hoje, após as demissões, foi retirado da grade sem nenhum tipo de justificativa ao público ou a carta de clientes da própria emissora.
As demissões de hoje acontecem na semana em que se celebra o Dia do Jornalista, 7 de Abril. Vale ressaltar que, a mesma emissora exibiu, na última segunda-feira, um conteúdo especial celebrando a data, e mostrando para o seu público as funções desempenhadas por cada um deles.
Conteúdo feito, editado e com entrevistas concedidas pelos mesmos colegas que dois dias depois foram demitidos.
Ao longo de todo o dia, o Sindjornal manteve contato com todos os jornalistas demitidos, filiados e não filiados, para se solidarizar e prestar o suporte necessário aos profissionais, atingidos pelo encerramento dos postos de trabalho, ou seja, pela vagas que deixam de existir em um mercado que já é reduzido.
O Sindjornal ressalta que segue mobilizado em defesa da categoria, buscando fortalecer e qualificar ainda mais os nossos profissionais e o nosso mercado, lutando pelos direitos dos trabalhadores e o enfrentamento dos desafios. E reforçamos, mais uma vez, a importância da filiação, a exemplo do que acontece com a OAB, Crea, e os demais Conselhos, que também atuam de forma firme na defesa de seus profissionais.
Maceió, 09 de abril de 2025.
Sindicato dos Jornalistas de Alagoas".
Mais lidas
-
1Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
2Novo Lino
Caso Ana Beatriz: sequestro de bebê de apenas 15 dias pode ter sido ''premeditado''
-
3Fim do mistério!
O que aconteceu com o irmão de Heleninha Roitman em Vale Tudo?
-
4Estudo
Pesquisadora alagoana descobre nova espécie de parasita no Cerrado e coloca Brasil no mapa da ciência mundial
-
5Comunicação
Sindjornal repudia demissões na TV Ponta Verde e destaca impacto no mercado