Cidades
Correios recebe da Oplit Alagoas mais de 800 documentos perdidos neste início de ano
Em todo o Brasil, mais de 19 mil documentos estão disponibilizados para retirada

Nesta semana, agentes da Operação Policial Litorânea Integrada (OPLIT Alagoas – Polícia Civil) entregaram na Agência Central dos Correios em Maceió mais de 800 documentos perdidos para disponibilização à população alagoana. Entre os itens, carteiras profissionais, de conselhos de classe, identidades, CPFs, cartões de crédito, cartões de bancos, certidões, reservistas, habilitação, dentre outros; todos perdidos no período de carnaval e no verão da capital alagoana, onde o fluxo de pessoas teve um aumento considerável na orla de Maceió.
Na Agência Central de Maceió, localizada na Rua do Sol, encontra-se à espera de resgate por seus proprietários cerca de 140 documentos (sem contar os recebidos pela Oplit) dos mais diversos tipos. O horário de funcionamento da unidade é de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h.
Conveniência
Durante feriados prolongados, alta temporada e festas populares, quando há o aumento no trânsito de pessoas e aglomerações, a perda de documentos pessoais é bastante comum. Para ajudar o cidadão a localizá-los, os Correios oferecem a solução Achados e Perdidos. Instituído há mais de 30 anos, o serviço tem como objetivo encurtar o tempo e reduzir o custo da busca por documentos perdidos. Em todo o Brasil, mais de 19 mil documentos estão disponibilizados para retirada.
Os documentos encontrados podem ser entregues em qualquer unidade dos Correios ou em caixas de coleta de correspondências localizadas em todo o país. Uma vez recebidos, os documentos são relacionados, listados e ficam disponíveis para retirada pela população durante 60 dias.
No site dos Correios (http://www2.correios.com.br/servicos/achados_perdidos/default.cfm) é possível verificar se o documento foi encontrado e em qual agência está disponível para retirada. Para recuperá-lo, o cidadão deve apresentar outro que comprove sua titularidade ou o Boletim de Ocorrência e pagar o valor de R$ 7,25 pelo serviço.
Os documentos só poderão ser entregues aos proprietários ou seus representantes legais, devidamente reconhecidos. Caso seja constatado que o objeto perdido está em uma cidade diferente da qual o proprietário se encontra, é possível fazer uma solicitação para que o mesmo seja enviado à agência mais próxima. Já os que não são procurados pelos respectivos titulares, são devolvidos aos órgãos emissores.
Multisserviços
Por meio do Balcão do Cidadão, os Correios estão ampliando a parceria com instituições públicas e privadas para a oferta de serviços e outras conveniências em suas agências. É uma oportunidade para órgãos públicos e empresas que querem potencializar a prestação de multisserviços, com o benefício da infraestrutura e da capilaridade das unidades de atendimento da estatal.
O serviço Achados e Perdidos é mais uma conveniência disponível nas agências dos Correios. A estatal já presta vários serviços à população, como emissão de CPF, certificado digital, consulta SERASA, regularização financeira e fiscal, recebimento de Contas e Doações e Remessa de Valores por meio do Vale Postal.
Mais lidas
-
1Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
2Roteiro
Duas pessoas ficam gravemente feridas após acidente com lancha na Praia do Gunga
-
3Tarde de sábado
Acidente com lancha na Praia do Gunga deixa menino morto e homem gravemente ferido
-
4Lagoa da Anta
'Se empreendimento não levar em conta impactos de vizinhança, essa parte de Maceió vai virar Gaza'
-
5'Filha' de 'Black Mirror'
Final explicado de 'Cassandra'! Entenda o maior mistério da série