Cidades
Crea/AL inicia visitas técnicas em pontes e viadutos com Ibape/AL e Clube de Engenharia
Órgãos deram início ao cronograma de visitas técnicas com foco em manutenção predial de edifícios públicos e obras de grande porte

Na manhã desta quarta-feira (12), representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea/AL) na companhia de membros do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (Ibape) e do Clube de Engenharia de Alagoas (CEA), deram início ao cronograma de visitas técnicas com foco em manutenção predial de edifícios públicos e obras de grande porte.
Neste primeiro compromisso foi visitado o viaduto que liga a av. Fernandes Lima com a av. Gov. Afrânio Lages, que até recentemente vinha sendo alvo de denúncias pela sua aparente condição de instabilidade e que, por isso, recebeu obras de recuperação da Secretaria Municipal de Infraestrutura, a Seminfra. Na visita foram constatados alguns vazamentos e rachaduras, mas nada que condene a estrutura.
Ainda no mesmo dia, também foram visitadas a ponte do Reginaldo, ainda na av. Afrânio Lages, e a passagem de nível localizada no Jacintinho, na rua Comendador José Geraldo da Silva. O diagnóstico preliminar foi de bom estado de conservação em ambas as estruturas, o que chamou a atenção dos engenheiros especialmente em relação a ponte do Reginaldo, pela qualidade da construção que foi inaugurada há 43 anos.
A iniciativa consiste em fazer valer o que preconiza a Lei Municipal 6.145 de 2012 que dispõe sobre a manutenção preventiva e periódica das edificações e equipamentos públicos e privados, também conhecida como Lei de Manutenção e Inspeção Predial. Com a colaboração do Ibape/AL e do CEA, foi definida a seguinte agenda:
- 18/03: Pontilhão da Moenda; viadutos Ib Gatto Falcão e José Aprígio Vilela
- 20/03: Pontes sobre o Riacho Salgadinho
- 25/03: Viaduto Oscar Fontes Lima; pontilhões do Riacho das Águas Férreas
- 01/04: Viaduto de Jacarecica; pontes sobre o Rio Jacarecica, e Divaldo Suruagy
Importância
A negligência na manutenção predial pode levar à deterioração da estrutura, aumentando o risco de desabamentos, colapsos estruturais e incêndios. Esses eventos representam ameaças iminentes à segurança das pessoas que ocupam ou transitam nas edificações, além de colocar em perigo propriedades vizinhas.
A falta de conservação também pode afetar o conforto interno das edificações, levando a problemas de umidade, mofo e vazamentos que podem prejudicar a qualidade de vida dos ocupantes. Portanto, a manutenção regular é fundamental para evitar esses perigos e preservar a segurança, saúde e bem-estar das pessoas e da comunidade em geral.
Denuncie
Em caso de conhecimento ou suspeita de alguma irregularidade, você pode fazer sua denúncia ao Crea/AL por telefone (82) 2123 0857, por WhatsApp pelo número (82) 2123 0866 ou clicando no link - https://crea-al.sitac.com.br/a....
Mais lidas
-
1Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
2Roteiro
Duas pessoas ficam gravemente feridas após acidente com lancha na Praia do Gunga
-
3Tarde de sábado
Acidente com lancha na Praia do Gunga deixa menino morto e homem gravemente ferido
-
4Lagoa da Anta
'Se empreendimento não levar em conta impactos de vizinhança, essa parte de Maceió vai virar Gaza'
-
5Reformulação
CSA aumenta lista de dispensas e procura atletas