Cidades
89ª edição do Bloco Vulcão da PM atrai multidão para a orla de Maceió
Concentração teve início às 10h, em frente ao espaço Geruza Malta, onde ocorrem as apresentações dominicais do programa Vem Ver a Banda Tocar

Uma erupção de alegria tomou conta da Praia da Ponta Verde. A mistura de cores e tradição não deixava dúvidas: o Bloco Vulcão da Polícia Militar de Alagoas (PM/AL) entrou na avenida arrastando uma multidão de foliões neste domingo (23), ao som da Banda de Música da corporação, que embalou o público com ritmos carnavalescos.
É a 89ª vez que a PM alagoana coloca seu bloco na rua. A concentração teve início às 10h, em frente ao espaço Geruza Malta, onde ocorrem as apresentações dominicais do programa Vem Ver a Banda Tocar. Ao meio-dia, o trio seguiu o corredor da folia, conduzido pelos músicos do Centro Musical da PM, que animaram maceioenses e turistas ao som dos principais sucessos do axé e do frevo.

Entre os mais entusiasmados, estava Rosângela Soares, presidente do fã-clube da Banda de Música da PM. Ela acompanha o bloco há 15 anos, é frequentadora assídua dos domingos da Banda da PM na orla e não escondeu a emoção de participar de mais um desfile de seu bloco favorito.
“Para mim, o Vulcão é o maior bloco de Alagoas. São quase nove décadas de história, levando alegria e animação para todas as idades. O desfile sempre ocorre com leveza e segurança, tanto que hoje estarei acompanhada da minha mãe, que aos 82 anos não deixa a animação cair”, disse a foliã.

A abertura oficial foi conduzida pelo subcomandante-geral da PM, coronel Neyvaldo Amorim. “Reconhecido como o bloco mais seguro e o mais antigo ainda em atividade nas prévias de Maceió, o Vulcão arrasta uma multidão de foliões, reunindo militares e civis em uma grande celebração. Iniciado em 1936, esse legado segue vivo em 2025, cada vez mais forte na alma cultural de Alagoas e no coração dos maceioenses”.
Já a diretora de Comunicação Social da PM, coronel Josiene Lima, destacou o orgulho da corporação em promover a 89ª edição do bloco. “A Polícia Militar é guardiã não apenas da segurança pública, mas também de uma tradição que atravessa gerações. Já são quase 90 Carnavais, e o tradicional Bloco Vulcão mais uma vez entra em erupção, reafirmando seu papel como símbolo de segurança, alegria e integração”.

Folia, história e renascimento
O Bloco Vulcão foi fundado em 1936 por Isaac Galvão Cruz, José Francelino Teixeira e outros policiais músicos da PM alagoana. Desde então, o bloco marca o encerramento das prévias carnavalescas, com o tradicional “banho de mar à fantasia”.
Durante a pandemia da Covid-19, em 2021 e 2022, devido à impossibilidade de desfiles na avenida, a PM promoveu o Carnaval em formato de lives, oferecendo música e diversão ao vivo, mas longe das multidões. O Vulcão não ficou totalmente adormecido. Em 13 de fevereiro de 2023, o bloco fez seu retorno histórico às ruas. Em 2025, o evento celebra sua terceira edição no período pós-pandêmico.

Mais lidas
-
1Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
2Roteiro
Duas pessoas ficam gravemente feridas após acidente com lancha na Praia do Gunga
-
3Tarde de sábado
Acidente com lancha na Praia do Gunga deixa menino morto e homem gravemente ferido
-
4Lagoa da Anta
'Se empreendimento não levar em conta impactos de vizinhança, essa parte de Maceió vai virar Gaza'
-
5Reformulação
CSA aumenta lista de dispensas e procura atletas