Cidades
IMA divulga laudo sobre contaminação na foz do Rio Jacarecica
Após análises realizadas no laboratório do órgão, foram verificados altos índices de poluentes

O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) constatou que o rio Jacarecica está com níveis de poluentes acima dos limites estabelecidos pelas normas ambientais, após análise da coleta do material na foz em 1 de fevereiro. Os resultados laboratoriais são preocupantes e para garantir a proteção da saúde pública e do ecossistema local, o IMA solicitou providências à Prefeitura de Maceió.
A gerente do laboratório, Karine Pimentel, explicou que os parâmetros analisados, como coliformes fecais, nitrogênio amoniacal, fósforo, baixa concentração de oxigênio dissolvido (OD) e alta demanda bioquímica de oxigênio (DBO), indicam uma grave contaminação por esgotos domésticos ao longo do curso do rio.
A análise indica que a contaminação tem várias origens, como lançamentos irregulares de efluentes residenciais na drenagem urbana ou no leito do rio. Esse problema é agravado pelas chuvas recentes e pela baixa vazão do rio, que contribuíram para o acúmulo de poluentes. Com o aumento da vazão, os contaminantes se espalharam, afetando a qualidade da água na foz e na região costeira.
O coordenador de Gerenciamento Costeiro, Ricardo César, destaca a urgência de medidas para proteger o rio Jacarecica, incluindo monitoramento contínuo, fiscalização de lançamentos irregulares, ampliação da rede de esgoto, campanhas de conscientização e ações integradas entre órgãos municipais, estaduais e federais. A Prefeitura será intimada a apresentar um plano com as medidas necessárias para resolver a situação.
Mais lidas
-
1Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
2Roteiro
Duas pessoas ficam gravemente feridas após acidente com lancha na Praia do Gunga
-
3Tarde de sábado
Acidente com lancha na Praia do Gunga deixa menino morto e homem gravemente ferido
-
4Lagoa da Anta
'Se empreendimento não levar em conta impactos de vizinhança, essa parte de Maceió vai virar Gaza'
-
5Reformulação
CSA aumenta lista de dispensas e procura atletas