Cidades
Seprev promove busca ativa por dependentes químicos e pessoas em situação de rua
Foram realizados três acolhimentos e 25 atendimentos sociais para emissão de documentos

A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) realizou, na quarta-feira (12), uma ação integrada de busca ativa por dependentes químicos e atendimento a pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social. A ação aconteceu nos bairros do Trapiche da Barra, Centro, além das regiões da Cambona e na Praça Sinimbu, resultando em três acolhimentos e 25 atendimentos sociais para emissão de documentos.
A iniciativa mobilizou as superintendências de Política Sobre Drogas, que coordena a Rede Acolhe, e de Prevenção à Violência, responsável pelas Casas de Direitos. O trabalho contou ainda com a parceria da Secretaria de Segurança Pública e do 1º Batalhão de Polícia Militar. Os territórios foram escolhidos de forma estratégica por concentrarem grande número de dependentes químicos e pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social.

“Esse trabalho demonstra o compromisso do Governo do Estado com a recuperação dessas pessoas, oferecendo não apenas acolhimento, mas oportunidades de transformação de vida. As ações de prevenção à violência abrem as portas para a inclusão social e a construção de um futuro mais digno para quem mais precisa”, ressalta o superintendente de Políticas sobre Drogas, Anax Bruno.
A Seprev conta com um cronograma semanal de buscas ativas, que são realizadas na capital e no interior do estado. O objetivo é apresentar aos dependentes químicos a possibilidade de tratamento gratuito e voluntário, com encaminhamento para uma das 24 comunidades terapêuticas credenciadas ao Governo do Estado, além de oferecer suporte in loco para emissão de documentos pessoais.
O titular da Seprev, Ricardo Dória, reforça que o Estado tem ampliado as ações voltadas para o público em situação de vulnerabilidade social. “A ação de busca ativa é fundamental para garantir que dependentes químicos e pessoas em situação de rua tenham acesso aos serviços de acolhimento e assistência social. Estamos intensificando esse trabalho para oferecer oportunidades reais de reinserção social, com acompanhamento especializado e encaminhamento para tratamento”, afirmou o secretário.
Mais lidas
-
1Desfecho sombrio!
Descubra quem é o sequestrador da série ‘O Domo de Vidro’
-
2Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?
-
3Vilã sem escrúpulos
Como Maria de Fátima separa Afonso de Solange em 'Vale Tudo'
-
4Galo
CRB encerra treinos em São Paulo e segue nesta quarta para Santos
-
5Reviravoltas inesperadas!
Casais de 'Vale Tudo': quem fica com quem ao longo da novela