Cidades
MP/AL reúne entidades para discutir plano de manejo de fauna no Riacho Salgadinho
Medidas serão adotadas após o surgimento de dezenas de cágados em uma das margens do riacho
O Ministério Público Estadual (MP/AL) reuniu órgãos públicos e entidades de defesa do meio ambiente, nesta quinta-feira (6), para discutir as medidas que serão adotadas daqui por diante após o surgimento de dezenas de cágados em uma das margens do Riacho Salgadinho, no bairro do Poço, durante as chuvas intensas que atingiram a capital na quarta-feira (5).
A iniciativa foi dos promotores de Justiça Alberto Fonseca (Defesa do Meio Ambiente) e Lavínia Fragoso (Recursos Hídricos) e se inseriu em um processo do próprio MP/AL de acompanhamento do Projeto Renasce Salgadinho.
O objetivo é que, a partir de agora, a Prefeitura de Maceió, por meio do Renasce Salgadinho, com acompanhamento do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), do Instituto Biota, da Comissão de Bem-estar Animal da OAB/AL e do MP/AL, desenvolva um plano emergencial de manejo de fauna.
Os animais da fauna silvestre que existem no leito e nas margens do Riacho Salgadinho, a depender dos riscos aos quais estiverem expostos, como serem levados ao mar por um volume muito grande de água em dia de chuva intensa, por exemplo, poderão ser resgatados e realocados. Esses detalhes, porém, ficarão claros no plano de manejo.
Para dar continuidade ao assunto, outra reunião será realizada no dia 17 deste mês.
Nessa quarta-feira (5), quando dezenas de cágados de água doce apareceram fora do Riacho Salgadinho, em trecho próximo ao prédio-sede do MP/AL, após um transbordo do manancial, os promotores de Justiça acionaram o Instituto Biota e o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas, os quais fizeram o resgate dos animais.
Eles foram levados ao Cetas (Centro de Tratamento de Animais Silvestres), onde passam por avaliação e cuidados para posterior soltura em área adequada.
Mais lidas
-
1Abriu o jogo
Whindersson Nunes diz ter repensado sua sexualidade: 'Sou gay'
-
2Nesta terça-feira (9)
Polícia Militar de Alagoas lamenta morte do cabo Lucas Gomes Canabarro
-
3OSCAR ALAGOANO
Nono Oscar Alagoano será entregue no dia 22 de dezembro no Centro de Inovação do Jaraguá
-
4Turismo e economia
Cidade que mais cresce no Nordeste completa 210 anos celebrando expansão imobiliária
-
5Alagoas
Festas e programações de peso atraem turistas, trazem retorno econômico e fomentam a ocupação hoteleira




