Cidades
'Eles construíram a história do Jornalismo alagoano e de Alagoas'
No Dia do Aposentado, Sindjornal reúne jornalista da velha guarda em café da manhã de confraternização
O Sindicato dos Jornalistas de Alagoas (Sindjornal) promoveu um café da manhã, nesta sexta-feira (24), quando é comemorado o Dia do Aposentado, para esse segmento da categoria. Os profissionais que se dedicaram tanto ao Jornalismo, prestando serviço à sociedade, se confraternizaram no restaurante Casa de Mainha, no bairro da Pajuçara, parte baixa de Maceió.
O presidente do Sindjornal, Alexandre Henrique Lino, destacou a importância do evento para promover e homenagear os profissionais que contribuíram tanto para categoria, para a informação e para a sociedade alagoana.
"A gente faz questão de homenagear, de reconhecer o aposentado no dia dele, que é o dia 24 de janeiro. Hoje, com a dinâmicas da vida de cada um devido à aposentadoria, eles terminaram ficando um pouco mais distantes. Então esse café é uma forma de reencontro, de reviver memórias e bater um papo”, diz Lino.
O presidente do Sindjornal lembra que a confraternização anual passou um tempo sem acontecer. “Assumimos em 2023, fizemos o café já de 2024, fizemos o café agora de 2025 e faremos também o café de 2026 reunindo toda essa velha guarda do Jornalismo. Fizemos questão de fazer o resgate, porque essa alegria e o sorriso que a gente viu aqui não têm preço. É um momento de relembrar histórias que estão sempre na memória, porque essas pessoas construíram não apenas a história do Jornalismo alagoano, mas a história da própria Alagoas.
A jornalista Valdice Gomes, que já presidiu o Sidjornal em outra fase do sindicato, salientou a importância desse momento. “Essa possibilidade de convivência, de integração entre jornalistas que já viveram as redações, que já fizeram tanto por essa categoria, é um momento de muita alegria. Também momento de valorização por tudo que os aposentados já fizeram pela categoria, pela profissão e pela sociedade”.
O jornalista aposentado Iremar Marinho falou que o momento é propício para relembrar os tempos de redação, de quando viviam o fervilhar da informação. “Você volta a ver aquelas pessoas com as quais já trabalhou e com a nova geração. É uma troca importante. Jornalista a gente nunca deixa de ser, porque está na nossa essência”, salienta.
GESTÃO
Durante o café da manhã, o sindicalista Alexandre Lino falou ainda da sua gestão há mais de um ano à frente do Sindjornal. “Nós temos buscado o resgate da força e da história do Sindjornal, que tem 65 anos. Trouxemos de volta o café dos aposentados, a comemoração do São João, a festa de final de ano e congressos. Colaboramos com o Prêmio de Jornalismo Científico [José Marques de Melo]. Fizemos o ciclo de capacitação tendências e soluções, uma parceria com o Governo do Estado. Este ano teremos o Congresso Estadual dos jornalistas. E vamos participar ativamente da eleição da Fenaj [Federação Nacional dos Jornalistas]”.
O presidente do Sindjornal destacou ainda a luta do sindicato para defender o direito do jornalista no exercício da profissão. “Mantivemos a luta em defesa dos colegas jornalistas. Em todo caso de colega que foi ameaçado, atacado, que teve o seu direito cerceado de alguma forma, o sindicato teve lá presente. A gente já esteve em delegacia e em fórum. Onde onde tiver um Jornalista fazendo seu trabalho, a gente vai estar lá defendendo, reconhecendo. Inclusive os que são premiados, a gente faz questão de divulgar o jornalistas premiados. E a gente sabe que a Tribuna, Tribuna Hoje, Tribuna Independente, o podcast da Tribuna e todos os produtos da Tribuna têm sido de qualidade. Então a gente tá lá em defesa, homenageando, resgatando, colocando, exaltando tudo isso, os profissionais de Alagoas que estão entre os melhores do Brasil, sempre destaco isso. E a gente vai estar sempre ao lado”, diz Lino.
PRÊMIOS
Em relação ao reconhecimento do trabalho dos jornalistas alagoanos, Alexandre Lino adiantou que o Sindjornal está discutindo com a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL) um prêmio de jornalismo voltado para a área de justiça e cidadania. “Vou logo passar o spoiler para a gente ver se sai este ano um prêmio com a OAB. Estamos também com a Secti [Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação] para ter a edição deste ano do Prêmio de Jornalismo Científico José Marques de Melo.”
Lino adiantou ainda que o sindicato está em tratativas para realizar um prêmio próprio no final do ano, com temática geral. “Temos conversando com a caixa para ver se vira patrocinadora mágica do nosso prêmio de final de ano. Então a gente tem aí essa perspectiva. A gente está em campo”.
CAMPANHA SALARIAL
A campanha salarial começa em março e, após o Carnaval, o Sindjornal deve realizar assembleia para traçar os pontos de reivindicações. “A gente vai reunir a categoria para definir o caminho e trabalhar para conseguir ter um reajuste acima da inflação, como a gente conseguiu [ano passado], o que há muitos anos não estava acontecendo aqui em Alagoas. Hoje, a gente tem um dos maiores pisos do Brasil. Vamos trabalhar para manter esse piso e novas conquistas”, informa Alexandre Lino.
Sobre as empresas que não remuneram o jornalista com o piso, Alexandre Lino diz que o Sindjornal está tentado mudar essa realidade. “A gente tem pressionado bastante todas as empresas que insistem em tentar burlar o piso, porque o piso é um direito do jornalista. A gente entrega produto de muita qualidade. A informação quando ela é produzida por um Jornalista profissional ela é muito diferenciada. Ela faz com que o cidadão tenha condições de tomar as melhores decisões. Então a gente faz questão sim de que o jornalista receba o piso e a gente pede aos colegas que nos ajudem a construir também esse cenário para que a gente consiga alcançar que todo mundo consiga receber o piso por cinco horas de trabalho diário”.
Mais lidas
-
1Netflix Brasil
Praia de Pituba, em Coruripe, recebeu gravações de reality show
-
2Copa Alagoas
Com patrocínio do Instituto Idesne, jogador Walter assina com o Guarany Alagoano por 3 meses
-
3R$ 51 milhões
Bonificação do Governo de Alagoas contempla mais de 21 mil servidores da Educação
-
4Excesso
Comer sementes de maçã pode levar à morte?
-
5Rio de Janeiro
"Surubão de Búzios"; 15 homens são flagrados fazendo sexo e vídeo é compartilhado na internet