Cidades

MPT investiga acidente na área de erosão no Mutange

Segundo testemunhas, a terra teria tremido, caminhão da Braskem caído e motorista ferido

Por Ricardo Rodrigues - colaborador / Tribuna Independente 24/01/2025 09h23 - Atualizado em 24/01/2025 14h03
MPT investiga acidente na área de erosão no Mutange
Veículo ficou tombado, depois que solo tremeu e afundou em área de mina das Braskem no Mutange, dizem testemunhas - Foto: Reprodução

O Ministério Público do Trabalho em Alagoas (MPT/AL) abriu um procedimento investigativo para apurar as causas do acidente com um motorista de uma caçamba, que tombou ontem no canteiro de obras da Braskem, no bairro do Mutange, em Maceió. De acordo com a assessoria de comunicação do MPT/AL, “nesse primeiro momento, foi aberta uma notícia de fato, com o protocolo de número 187/2025, para investigar a ocorrência. O acidente foi registrado na tarde da última quarta-feira (22/1), quando – segundo testemunhas – a terra teria tremido, afundado parte do solo e arrastado a caçamba, derrubando o veículo e deixando o mesmo virado com as rodas para cima.

Com isso, durante o tombo, o motorista teria caído e sofrido ferimentos pelo corpo, sendo socorrido por socorristas da petroquímica e levado às pressas, de ambulância, para o Hospital Geral do Estado (HGE), onde estaria internado pelo menos até a tarde de ontem.
Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria Estadual da Saúde (Sesau), o motorista acidentado encontra-se em estado estável, hospitalizado na enfermaria do HGE. O nome dele não foi divulgado, só as iniciais e a idade: A. S. B. 37 anos.

“O Hospital Geral do Estado de Alagoas (HGE), em Maceió, informa que o paciente A. S. B., de 37 anos, está internado na Área Verde após sofrer um acidente de trabalho na tarde desta quarta-feira (22). Ele sofreu fratura no fêmur e seu estado de saúde é considerado estável”, afirmou a Sesau, por meio de nota. Essa não é a primeira vez que um operário sofre acidente no canteiro de obras da Braskem, no bairro do Mutange. Em janeiro de 2024, teria sido registrado um acidente, próximo à mina 18, após um trabalhador que presta serviços à Petroquímica ter se acidentado ao utilizar um guincho para retirar equipamentos do local. A mineradora negou a ocorrência.

OUTRO LADO

A reportagem da Tribuna Independente entrou em contato com a Braskem, para saber se desta vez ela iria confirmar o acidente, ocorrido na quarta-feira. Por meio de nota, encaminhada por sua assessoria de comunicação, a empresa confirmou o acidente, mas não respondeu sobre o tremor do solo.

“A Braskem informa que aproximadamente às 15 horas dessa quarta-feira (22) foi comunicada pela MTSul, empresa prestadora de serviços responsável pela execução das obras de drenagem e estabilização na Encosta do Mutange, sobre um tombamento de maquinário na área. De acordo com as informações recebidas da MTSul, o operador foi imediatamente atendido pelo serviço de emergência e encaminhado para o hospital mais próximo”.

Sobre o tremor de terra, que teria provocado o tombamento da caçamba e machucado o motorista, a mineradora não quis se manifestar.

A Defesa Civil de Maceió também foi procurada, por meio da assessoria de comunicação da prefeitura, para se posicionar a respeito do ocorrido, mas não quis se manifestar.

Segundo os trabalhadores que prestam serviço para a mineradora, no momento do acidente ou mesmo depois, não apareceu ninguém da Defesa Civil Municipal para verificar o abalo do solo e suas consequências.

“Teve um tremor de terra, seguido por um deslizamento de terra, quando a máquina que estava trabalhando e começou a cair barreira abaixo, na encosta do Mutange, onde a Braskem retirou as famílias que moram ali e derrubou as casas”, afirmou um morador da região do Flexais.