Cidades
Coleta seletiva no Verão Massayó retirou mais de 3,7 toneladas de recicláveis
Autarquia de Limpeza Urbana reforçou o contingente de garis para o evento, utilizou os Ecoboats e contou com o trabalho das cooperativas parceiras
Após os seis dias do Festival Verão Massayó, a Campanha Coleta Seletiva é Massa, idealizada pela Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), mais de 3,7 toneladas de recicláveis foram coletadas durante o evento. Com isso, as cooperativas parceiras, responsáveis pelo recolhimento e destinação correta desse material, garantiram uma renda extra para mais de 170 famílias envolvidas.
Uma das beneficiadas é Ivanilda Martins, cooperada há mais de 10 anos. Ela conta como o Verão Massayó é importante para iniciar o ano com uma renda complementar.
"Meu trabalho é muito importante para o meio ambiente e eu fico feliz em fazer a minha parte. Cada um deve ter também consciência e contribuir com a coleta seletiva. Gosto de destacar que a oportunidade dada pela Prefeitura de participarmos de grandes eventos ajuda a manter nossas famílias”, disse a catadora.
Dária Aline também faz parte das cooperativas que estão atuando no evento e há quatro anos realiza esse trabalho.
“Antes eu não conhecia o trabalho das catadoras e depois que comecei a fazer a coleta seletiva passei a amar a minha função. Faço a coleta todos os dias porta a porta, e aqui eu aproveito para ter uma renda extra”, expôs.
Além de fomentar a Coleta Seletiva no evento, a Autarquia também reforçou o contingente de garis no local de shows e no entorno, chegando a atuar com mais de 170 agentes, garantindo a higienização e a organização para cada dia de atrações. A atuação do Ecoboat nas águas da região também contribuiu para que o descarte irregular realizado não fosse problema para o bioma.
O diretor-presidente da Alurb, Moacir Teófilo, destaca a desempenho e o comprometimento dos profissionais que estiveram todos os dias atuando no festival.
"Estão todos de parabéns! Mais um Verão Massayó que o trabalho realizado pelas equipes de limpeza garantiu o conforto de quem frequentou o evento. Além disso, nossa preocupação é também o meio ambiente e a geração de renda para as cooperativas parceiras, garantindo melhores condições de vida para mais de 170 famílias", afirmou.
A prevenção foi uma das pautas da Alurb durante o festival. Ações de educação ambiental foram realizadas visando coibir o descarte irregular de garrafas PET, copos plásticos e outros materiais nocivos ao meio ambiente. Kedyna Tavares, diretor-executiva do órgão, diz é necessário uma maior consciência ambiental das pessoas. "Nosso trabalho visa orientar as pessoas para que elas façam o correto não somente nos eventos da Prefeitura, mas no dia a dia delas. A separação do resíduo, o apoio à coleta seletiva e os cuidados com a natureza são coisas que devem ser executadas diariamente", concluiu.
Mais lidas
-
1Netflix Brasil
Praia de Pituba, em Coruripe, recebeu gravações de reality show
-
2R$ 51 milhões
Bonificação do Governo de Alagoas contempla mais de 21 mil servidores da Educação
-
3Excesso
Comer sementes de maçã pode levar à morte?
-
4Sucesso da Netflix
Terra Indomável é baseada em história real? Entenda o que é verdade e o que é ficção
-
5FUTEBOL
Jovem zagueiro alagoano está sendo monitorado por representante de time croata