Cidades

Combate ao vício: Alagoas conta com 41 Núcleos de Apoio ao Fumante

Atendimento é realizado por equipe multiprofissional de saúde e o acompanhamento pode ser tanto individualizado quanto em grupo

Por Daniel Tavares / Ascom Sesau 17/01/2025 19h50 - Atualizado em 17/01/2025 21h03
Combate ao vício: Alagoas conta com 41 Núcleos de Apoio ao Fumante
Serviço busca ajudar aqueles que querem deixar o uso do cigarro - Foto: Agência Alagoas

O vício em tabaco afeta milhões de pessoas pelo Brasil. Com mais de 4.700 substâncias tóxicas, o cigarro causa dependência e uma série de doenças, como câncer, doenças cardiovasculares e respiratórias, envelhecimento precoce, impotência sexual, menopausa precoce, osteoporose e catarata. Diante desse contexto, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) conta com Núcleos de Apoio aos Fumantes para ajudar aqueles que querem deixar o tabagismo.

O atendimento nos núcleos é realizado por uma equipe multiprofissional de saúde e o acompanhamento pode ser tanto individualizado quanto em grupo, e contar, ainda, com terapia medicamentosa, quando necessário. O tratamento tem uma abordagem cognitiva comportamental, já que o ato de fumar é aprendido e reforçado diariamente. Portanto, é necessário estimular novos hábitos comportamentais.

A assessora técnica do Programa Estadual de Controle do Tabagismo de Alagoas, Tâmara Oliveira, explica como funciona o acompanhamento nos núcleos. “O tratamento é preferencialmente realizado em grupo, para uma melhor adesão, e consiste em quatro sessões semanais no primeiro mês, duas sessões quinzenais no segundo mês e uma sessão mensal até completar 12 meses de tratamento. Nosso objetivo é oferecer uma atenção acolhedora, sem críticas, e construir junto com o paciente estratégias para que ele vença o vício do cigarro.”, disse.

Tâmara Oliveira destacou, ainda, os benefícios de parar de fumar. “O tabagismo é a causa de 50 ou mais doenças. Ao deixar o vício, o corpo recebe vantagens constantes. A pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal, o nível de oxigênio no sangue se normaliza, os pulmões funcionam melhor, melhora o olfato e o paladar, entre outros ganhos. Quanto mais tempo sem fumar, menor o risco de morte por doenças causadas pelo cigarro”, completou.

Como ter acesso

Para ter acesso ao serviço, o paciente precisa procurar o Núcleo de Apoio ao Fumante mais perto de sua residência e expressar seu desejo em parar de fumar. Ao chegar ao local, será acolhido pela equipe e, dependendo da demanda da unidade, pode entrar automaticamente no grupo, ou vai aguardar ser chamado para compor novos grupos, de acordo com o número de vagas. Para obter maiores informações, o paciente também pode entrar em contato com o e-mail [email protected].

Núcleos de Apoio ao Fumante em Alagoas

Atualmente, Alagoas conta com 41 Núcleos de Apoio ao Fumante, distribuídos em 13 municípios: Maceió, Arapiraca, Pilar, Teotônio Vilela, Piranhas, Igaci, Campo Alegre, Junqueiro, Coruripe, Craíbas, Jacaré dos Homens, Palmeira dos Índios e Pão de Açúcar.

Em Maceió, os núcleos estão localizados no II Centro de Saúde (Poço), no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Tabuleiro do Martins), na Clínica da Família José Aprígio Vilela (Benedito Bentes), na Clínica da Família Dr. João Fireman (Jacintinho), na Unidade de Saúde Professor Dídimo Otto (Benedito Bentes) e na Unidade de Saúde João Paulo II (Jacintinho).