Cidades
Projeto do IMA intensifica ações ambientais durante o verão
Atividades vão desde mutirão de limpeza em praias até evento de abertura com jogos lúdicos para crianças

Com a chegada do verão, o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) intensificou o Projeto Nossa Praia, que prevê ações para conscientizar a população e promover boas práticas ambientais, garantindo a preservação dos ambientes costeiros.
Sob o lema “A praia é nossa, o lixo é seu”, o projeto fará diversas ações em Maceió e nas demais cidades litorâneas. Nesta quarta-feira (08), está prevista a entrega de bobinas de sacos plásticos para os ambulantes e estabelecimentos localizados nas proximidades das praias da capital, além do reabastecimento dos totens do projeto. Desse modo, a ação tem o objetivo de manter as praias limpas, disponibilizando sacolas em pontos estratégicos e de fácil acesso.
"Desde o início do Projeto Nossa Praia, em 2015, temos nos dedicado a construir uma relação entre a comunidade e o nosso litoral, promovendo a educação ambiental e incentivando práticas sustentáveis. O projeto é a prova de que a gestão pública pode ser eficiente e transformadora quando há compromisso com o meio ambiente e com as futuras gerações”, afirma Gustavo Lopes, diretor-presidente do IMA.
Ainda no mês de janeiro, o Projeto Nossa Praia contempla mobilizações locais, distribuição de peneiras ecológicas para ambulantes, ações itinerantes e mutirões de limpeza, com o objetivo de tornar as praias mais limpas e sustentáveis.
Uma grande mobilização do projeto acontecerá no dia 26, na Rua Fechada, reunindo atrações para todas as idades. A população terá acesso a sacolas biodegradáveis, pintura para crianças, jogos lúdicos e outras atividades educativas.
Segundo Pedro Normande, superintendente de Preservação Ambiental do IMA/AL, o processo de educação ambiental é uma ferramenta efetiva para a conscientização, pois ela promove mudança de comportamento, fomenta a responsabilidade individual e coletiva.
“Uma das consequências da educação ambiental é a formação da consciência crítica. Ela ajuda a sociedade a compreender a importância dos recursos naturais e os impactos das ações humanas no meio ambiente que ela vive. Então, isso forma uma consciência crítica sobre questões de desmatamento, poluição, e isso estimula a produção de várias atividades que levam à melhoria dessa qualidade de vida e do meio ambiente”, explica Normande.
Confira o calendários de ações:
Entrega de bobinas de sacos plásticos (Maceió) - 08/01
Nossa Praia itinerante (Maceió) - 09/01
Mobilização junto ao trade turístico (Maceió) - 14/01
Entrega de peneiras ecológicas para ambulantes (Maceió) - 16/01
Nossa Praia itinerante (Barra de São Miguel) - 21/01
Grande mobilização do Nossa Praia (Maceió - Rua fechada) - 26/01
Mutirão de limpeza em (Maceió) - 30/01
Mais lidas
-
1Reviravoltas inesperadas!
Casais de 'Vale Tudo': quem fica com quem ao longo da novela
-
2Vilã sem escrúpulos
Como Maria de Fátima separa Afonso de Solange em 'Vale Tudo'
-
3Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?
-
4Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
5Intervalo entre filmes
Fim épico ou fiasco? Velozes e Furiosos 11 está quebrando um recorde indesejado da franquia