Cidades

Obras para melhoria da mobilidade urbana em Maceió avançam

Cinco intervenções foram concluídas em importantes vias e outras estão em andamento

Por Assessoria 13/12/2024 14h52
Obras para melhoria da mobilidade urbana em Maceió avançam
A implementação de medidas para mobilidade urbana faz parte do Termo de Acordo Socioambiental assinado em dezembro de 2020 pelo Ministério Público Federal (MPF) e Braskem - Foto: Assessoria

As intervenções para melhorar a mobilidade urbana em Maceió estão avançando com obras e medidas que deixam o trânsito mais fluído e seguro para motoristas e pedestres. Cinco projetos foram finalizados. Entre eles, a construção de uma via lateral na Avenida Menino Marcelo, a primeira etapa das obras na avenida Durval de Góes Monteiro, a implantação de um sistema de semaforização inteligente, o Binário e a Ladeira do Calmnon e a recuperação de ruas na região da Chã da Jaqueira e Chã de Bebedouro. Outras ações seguem em andamento.

Com um orçamento de R$ 360 milhões - corrigido anualmente - o pacote de projetos contempla a construção, ampliação ou recuperação de 33,4 quilômetros de vias; implantação de quase 37 quilômetros de calçadas acessíveis e ciclovias; requalificação de passeios públicos e estacionamentos; nova iluminação e rede elétrica; drenagem de águas pluviais; e sistemas de videomonitoramento e semáforos inteligentes.

A implementação de medidas para mobilidade urbana faz parte do Termo de Acordo Socioambiental assinado em dezembro de 2020 pelo Ministério Público Federal (MPF) e Braskem, com a participação do Ministério Público Estadual (MPE) e adesão do Município de Maceió. As obras são planejadas pelo Município, executadas por empresas especializadas contratadas pela Braskem e fiscalizadas pelo poder público.

Projetos concluídos


Na avenida Menino Marcelo, um dos principais corredores viários da cidade, foi construída uma nova via lateral com duas faixas paralelas de 1,8 km de extensão, no sentido centro. O trecho conta com calçadas acessíveis, piso tátil e rampas de acesso para pessoas com locomoção reduzida, e 1,3 km de ciclovia. A área recebeu ainda melhorias na drenagem de águas pluviais, novas áreas para estacionamento e teve a rede elétrica e a iluminação pública modernizadas.

Binário do Calmon e Sistema Chã de Jaqueira


As intervenções foram realizadas nas ruas Doutor Antônio Nunes Leite, João Leite Sobrinho, Pedro Beltrão e trechos da Cônego Costa e da Ladeira do Calmon. As vias receberam nova pavimentação e sinalização. Em um binário, vias paralelas e próximas são utilizadas como de mão única. No caso do Calmon, as ruas Dr. Antônio Nunes Leite e João Leite Sobrinho passaram a funcionar somente no sentido Fernandes Lima-Bebedouro. Na primeira delas, o tráfego é exclusivo para ônibus. Além de dar mais fluidez e segurança ao trânsito, o sistema otimiza o transporte público.

Na região da Chã da Jaqueira e Chã de Bebedouro, 8 km em 12 ruas e avenidas receberam pavimentação nova e foram sinalizadas. As vias ligam a parte alta à baixa da cidade. No Bebedouro, ruas de mão dupla passaram a ter sentido único com a implantação do binário.

Tecnologia


Semáforos inteligentes foram instalados para dar maior fluidez ao trânsito nas avenidas Durval de Góes Monteiro e Fernandes Lima. Os equipamentos contam com câmeras acopladas que usam inteligência artificial para calcular, em tempo real e 24 horas por dia, o intervalo adequado para cada cruzamento. Em paralelo, o Centro de Controle Operacional (CCO) também foi impantado. De lá, técnicos e agentes do Departamento Municipal de Transporte e Trânsito (DMTT) monitoram o tráfego.
Para complementar as ações de tecnologia para o trânsito, câmeras de videomonitoramento de alto desempenho estão sendo instaladas em 26 pontos da cidade. Elas vão auxiliar na fiscalização do tráfego em 74 faixas de transito.

Ações em andamento


A avenida Durval de Góes Monteiro, uma das mais importantes conexões entre a parte alta e a região central de Maceió, terá duas novas faixas paralelas nos dois sentidos. Ao final dos trabalhos, 6 km de novas vias terão sido implantadas, com calçadas acessíveis, ciclovia, novo sistema de drenagem pluvial nova rede elétrica e iluminação pública e aumento de áreas para estacionamento.

A obra foi dividida em duas etapas. A primeira foi concluída em um trecho de 2,2 km, entre o Parque do Horto e o Trevo da Tupan. A segunda está em andamento, no trecho de 3,8 km, entre o Trevo da Tupan e o viaduto da BR-316. A construção da ciclovia, localizada no canteiro central ao longo de toda a avenida, foi finalizada.

A construção de um novo corredor ligando as avenidas Durval de Góes Monteiro e Menino Marcelo está em andamento. A Via de Ligação terá 2,3 quilômetros de extensão, com duas faixas em cada sentido, canteiro central, rotatória, duas pontes, ciclovias, calçadas acessíveis, pontos de ônibus e iluminação pública moderna.

A rua Professor José da Silveira Camerino e entorno receberão obras para melhoria da mobilidade na região. Três projetos formam o Sistema Camerino: duplicação da via; implantação da Conexão Norte, com a construção de pista com três faixas para conectar a avenida Durval de Góes Monteiro, em frente ao Parque do Horto, com as ruas do bairro do Pinheiro; e Conexão Sul, que prevê a construção de acessos para ligar a ladeira do Teobaldo à Cambona e Farol, e à avenida Afrânio Lages (Leste Oeste).