Cidades
Vídeo: Fórum da Capital, no Barro Duro, é evacuado durante simulado de emergência
Ação coordenada pela Assessoria Militar do TJ/AL foi realizada nesta sexta (29); servidores, magistrados e cidadãos participaram do treinamento

Em mais uma ação de prevenção de emergências, a Assessoria Militar do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) promoveu, nesta sexta (29), um simulado de incêndio no Fórum da Capital, no Barro Duro.
Servidores, magistrados e público presente no momento da atividade participaram da simulação, seguindo pelas saídas de emergência indicadas pela Brigada de Incêndio do Judiciário.
O servidor Ricardo Rangel, técnico judiciário da 30ª Vara Cível da Capital, avaliou a ação como positiva para que em caso de emergência nas instalações do Fórum, todos saibam o que fazer.
“Muito importante essa simulação, pois caso um dia aconteça, a gente já vai saber o que fazer e por onde sair. Recebemos um comunicado sobre o simulado, e assim que ouvimos o sinal sonoro, seguimos o fluxo do pessoal, e foi tudo muito tranquilo”.
O major Jerônimo Nascimento, coordenador da Brigada de Incêndio do TJ/AL, explicou que toda a simulação ocorreu de forma ordenada e tranquila.
“A ação foi maravilhosa, muito positiva. Encontramos algumas dificuldades, mas o treinamento serve justamente para identificarmos essas questões, que serão corrigidas. Retiramos aproximadamente mil pessoas, que a partir de agora já conhecem as saídas de emergências disponíveis”.
Segurança
O juiz Geneir Marques, superintendente do fórum, elogiou a iniciativa pioneira desenvolvida pela atual gestão em prol da segurança dos servidores e cidadãos que frequentam o fórum.
“A partir de agora, o público do Fórum da Capital terá a noção exata e rápida para onde se dirigir em segurança, facilitando a evacuação do prédio no menor espaço de tempo possível e permitindo que as forças de segurança possam desempenhar seu trabalho com tranquilidade”.
O simulado contou com a atuação do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL), com um tempo resposta de menos de dez minutos, entre o acionamento e a chegada ao local. Militares da Polícia Militar também participaram do treinamento, através do Batalhão de Trânsito.

O 1º tenente Rafael Capatto, do CBM/AL, explicou que treinamentos desta natureza auxiliam bastante o trabalho desenvolvido pela corporação, que inclusive emitirá um relatório geral sobre as condições encontradas no fórum.
“Esses simulados nos ajudam a entender os grandes órgãos, sendo um aprendizado muito importante para nossos bombeiros. Identificamos alguns problemas pequenos e emitiremos um relatório com sugestões de melhorias, pois cada detalhe pode salvar uma vida”.
Mais lidas
-
1Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
2Roteiro
Duas pessoas ficam gravemente feridas após acidente com lancha na Praia do Gunga
-
3Tarde de sábado
Acidente com lancha na Praia do Gunga deixa menino morto e homem gravemente ferido
-
4Lagoa da Anta
'Se empreendimento não levar em conta impactos de vizinhança, essa parte de Maceió vai virar Gaza'
-
5Reformulação
CSA aumenta lista de dispensas e procura atletas