Cidades

Conheça serviço de lavagem da rede elétrica que visa diminuir efeitos da salinidade existente à beira mar

Trabalho preventivo realizado em todo o estado pela Equatorial Alagoas, atrai olhares da população e faz parte do plano verão de manutenção da Distribuidora

Por Assessoria 29/11/2024 12h13
Conheça serviço de lavagem da rede elétrica que visa diminuir efeitos da salinidade existente à beira mar
Trabalho preventivo realizado em todo o estado pela Equatorial Alagoas, atrai olhares da população e faz parte do plano verão de manutenção da Distribuidora - Foto: Assessoria

Com o objetivo de preparar a rede elétrica para a temporada de verão, período em que ocorre o aumento de carga na rede elétrica, principalmente, nas regiões turísticas, a Equatorial Alagoas iniciou o serviço de lavagem de rede, que consiste em minimizar os efeitos do acúmulo de salinidade existentes à beira bar, nas regiões litorâneas de todo o estado.

Esse tipo de manutenção ocorre de forma sazonal e começa nos meses do ano em que a incidência de maresia na rede elétrica aumenta e pode ocasionar interrupção do fornecimento de energia. Além da capital maceioense, entre as cidades que serão contempladas com o serviço estão: Marechal Deodoro, Barra de São Miguel, Barra de Santo Antônio, Maragogi, Japaratinga, São Miguel dos Milagres, Passo de Camaragibe, Coruripe, Jequiá da Praia e Piaçabuçu.

Como funciona a lavagem de rede?

O Executivo de Manutenção da Distribuidora, Renato Santos, explica que o trabalho que vem atraindo os olhares dos alagoanos, é feito com o uso de um caminhão tanque, abastecido com água desmineralizada e equipado com isoladores de forma a não conduzir eletricidade.

“O objetivo deste trabalho é eliminar os defeitos causados pela ação natural da maresia, salinidade e poluição atmosférica em fios e estruturas do nosso sistema elétrico e que para garantir a segurança da atividade, os jatos de água são intermitentes, ou seja, são descontinuados a intervalos regulares de modo a prevenir possível fuga de corrente e evitar acidentes”, esclareceu o executivo.

Além disso, ele também ressalta que os efeitos da névoa salina são os mais prejudiciais pois podem gerar curto-circuitos e consequentes interrupções no fornecimento de energia, por conter uma grande quantidade de sais minerais, o que reforça a importância do procedimento.

“Também é comum nesse período em que iniciamos esse trabalho, muitas pessoas pararem para observar o serviço de lavagem de rede, afinal todos sabem do perigo da junção de água e eletricidade. Mas é importante esclarecer que o procedimento somente é realizado pelas equipes especializadas da Distribuidora, devidamente paramentada com os equipamentos de proteção individual”, complementou.

As ações de manutenção da Distribuidora seguirão durante todo o período do verão, se estendendo até o carnaval, considerando que durante esses meses o fluxo de turistas aumenta em todo o estado, sobretudo nos principais municípios que são os mais procurados para veraneio. Além da capital, trechos do Litoral Norte e Sul desde o município de Feliz Deserto à Maragogi serão beneficiados.