Cidades

Noite de festa para a comunicação alagoana com a entrega do 21° Prêmio Odete Pacheco

Por Valdete Calheiros/Colaboradora com Tribuna Hoje 28/11/2024 11h02
Noite de festa para a comunicação alagoana com a entrega do 21° Prêmio Odete Pacheco
Evento reuniu comunicadores, políticos e sociedade civil - Foto: Edilson Omena

A comunicação alagoana teve uma noite de festa, nesta quarta-feira, dia 27 de novembro, quando aconteceu a 21ª edição do Prêmio Odete Pacheco da Comunicação. A solenidade foi realizada no Casarão Menezes, no Farol e celebrou nomes de destaque no cenário jornalístico alagoano ao agraciar dezenas de personalidades da comunicação.

O prêmio, que leva o nome da radialista alagoana Odete Pacheco, é uma das mais importantes homenagens àqueles que têm se destacado no cenário da comunicação, seja no jornalismo impresso, digital, audiovisual ou em outras áreas do setor. O Prêmio Odete Pacheco conta também com a idealização e realização de Fafá Rocha.

De acordo com um dos idealizadores e promotores do evento, Marcus Assunção, ao todo, foram indicados 266 profissionais, em segmentos diferentes da comunicação do estado, entre outros selecionados de outros estados e de renome nacional. Comanda também a organização, Fafá Rocha.

Entre os homenageados, uma convidada especial de renome nacional, a jornalista e repórter Carla Vilhena.

Ao todo, foram homenageados 23 comunicadores. Ailton Cruz, André Fon, Bruno Protasio, Carla Vilhena, Cláudio André Santos, Denis Mariano da Silva, Felipe Camelo, Gustavo Corado de Moraes, Jairo Ribeiro dos Santos, Janaína Ribeiro Soares, José Fernando Martins, Leonardo de Aquino, Luiz Dantas, Mauro Otávio da Cunha Anchieta, Paula Danielle Rosendo Alves, Sérgio Roberto Cavalcante de Moraes, Sofia Sepreny da Costa, Portal TNH1, Valdice Gomes, Viviane Kennedy, Werner Salles Bagetti, Arnon Afonso de Farias Melo (in memoriam) e Luiz Carlos Barreto Góes (in memoriam).

Os premiados foram selecionados por um comitê de especialistas, levando em consideração a relevância de seus trabalhos para o fortalecimento da comunicação responsável, inovadora e ética.

Valdice Gomes, Jornalista (Foto: Edilson Omena)



Ao longo dos anos, o Prêmio Odete Pacheco se consolidou como um marco de valorização do jornalismo de qualidade e da difusão da informação com comprometimento, abrangendo diversas categorias. Uma das novidades deste ano é a categoria Falcon Barros.

O Prêmio Odete Pacheco é uma iniciativa que reconhece e celebra a excelência na comunicação alagoana. Consolidado como um dos eventos mais importantes do setor no Estado, destaca profissionais que contribuem significativamente para a comunicação e cultura local.

Odete Pacheco, natural de Passo de Camaragibe, foi a pioneira do rádio alagoano, segundo o site Histórias de Alagoas, do jornalista Edberto Ticianeli.

Um dos primeiros trabalhos de Odete Pacheco foi na Rádio Difusora de Alagoas. Não demorou e seu trabalho passou a ser reconhecido pelo grande público e atingiu outros estados.

A radialista quebrou tabus, destruiu barreiras, abriu caminhos para que outras mulheres se animassem a trabalhar em rádio. Odete criou estilo e escola no rádio em Maceió.

Jorgraf



O evento foi prestigiado, entre outras personalidades, pelo presidente da Jorgraf (Cooperativa de Jornalistas e Gráficos do Estado de Alagoas), Paulo Gabriel e pela diretora comercial Marilene Canuto, que integrou a mesa de honra da cerimônia festiva.