Cidades
BRK apresenta dados sobre saneamento e previsões futuras de investimentos

A BRK Ambiental, responsável pelo abastecimento de água e saneamento básico de Maceió e cidades da Região Metropolitana, reuniu a imprensa durante um café da manhã nessa quinta-feira (31), no restaurante Anamá, localizado no bairro de Ponta Verde, parte baixa da capital. Na pauta ações da empresa desde o início da operação, em 2021, e previsão de investimentos para o próximo ano.
O diretor-presidente da BRK em Alagoas, Herbert Dantas, diz que a empresa está em um novo momento do contrato. "O início da operação é sempre conturbado. A gente passa por diversos altos e baixos. Passa pela desinformação de todos os atores, porque é uma coisa nova. Mas graças as mudanças no marco regulatórios, graças ao advento do nosso contrato de concessão aqui, o tema está na pauta. O tema passou a ser pautado nas rodas de conversas, na imprensa, nas escolas. A gente vê que a população começa a entender e respirar mais um pouco sobre saneamento. O importante é que todo mundo tem um pouco de participação nisso: BRK, poder público e usuários. Cada um sabendo das suas atribuições e dos seus papeis, a gente não tem a menor dúvida que o saneamento de Alagoas vai mudar de uma vez por todas."
Herbert Dantas diz que o desafio da empresa é superar os 500 quilômentros de rede de esgoto em Maceió. "É um desafio tremendo. Vai depender da participação de todo mundo. A gente entende que isso vai acabar afetendo mobilidade urbana. Vai abrir o buraco. Vai gerar um transtorno. Não tem jeito, não tem como fazer o saneamento sem passar por esse caminho. A gente tem que pensar fortemente no que vem depois. A gente não pode se limitar e inviabilizar que um projeto com essa magnitude, que tem o objetivo de eliminar línguas sujas no litoral e viabilizar que a gente tenha dentro da cidade córregos limpos, saneados, que nós não vamos ver mais crianças com celular na mão e o pé no esgoto. Então o buraco é uma questão necessária e que vai ser superado.
A BRK começou a operar em Alagoas no início de 2021. A concessão tem duração de 35 anos. A empresa destaca que, nesses três anos de operação, Maceió subiu cinco posições no ranking de saneamento do Trata Brasil, que foca os 100 municípios mais populosos do país. A cidade passou da posição 93º e passou a ocupar o 89º lugar.
Há um ano e meio, a empresa iniciuou obras de saneamento básico na Barra de São Miguel, cidade balneário de Alagoas. Os serviços estão na fase final e a coleta deve começar ano que vem.
Mais lidas
-
1Desfecho sombrio!
Descubra quem é o sequestrador da série ‘O Domo de Vidro’
-
2Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?
-
3Vilã sem escrúpulos
Como Maria de Fátima separa Afonso de Solange em 'Vale Tudo'
-
4Reviravoltas inesperadas!
Casais de 'Vale Tudo': quem fica com quem ao longo da novela
-
5Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo