Cidades

Contenção na encosta Marquês de Abrantes renova esperança de moradores

Obras avançam e expectativa pelo fim dos riscos de deslizamento leva tranquilidade à população da Chã de Bebedouro

Por Seminfra 29/10/2024 12h07
Contenção na encosta Marquês de Abrantes renova esperança de moradores
Pelo menos 30% dos serviços já foram concluídos - Foto: Samara Emanuelle/Ascom Seminfra

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), dá mais um passo importante para garantir a segurança de moradores de áreas de risco na capital. As obras de contenção na encosta Marquês de Abrantes, localizada no bairro da Chã de Bebedouro, já alcançaram mais de 30% de execução, com uma área total de mais de 2 mil m² e um investimento de R$ 4.591.436,25.

A intervenção, uma estrutura de contenção definitiva que utiliza a tecnologia de solo grampeado, visa proteger as residências localizadas na parte superior da encosta, que há anos convivem com o risco iminente de deslizamentos, principalmente durante o período chuvoso.

Dona Josefa Fragoso dos Santos, moradora da região há 35 anos, expressa a alegria e a esperança com o andamento das obras. “Quando chovia aqui, ninguém dormia de tanto medo. Eu tive que sair da minha casa por conta dos riscos e agora com essa obra vem o sonho de voltar pra casa em segurança e sem medo de perder o que lutamos tanto pra ter”, relata emocionada.

As obras na Encosta Marquês de Abrantes fazem parte de um programa mais amplo de proteção e contenção de encostas, iniciado em 2021 pela Prefeitura de Maceió. Ao todo, mais de 30 encostas em diversos bairros da cidade já foram ou estão sendo beneficiadas por esses projetos. Atualmente, localidades como Mirante São Rafael, Grota da Macaxeira, João Sampaio, Ladeira da Sima, Poço Azul, Princesa Diana, Reginaldo (Poço), Jacintinho e Farol, recebem obras desta natureza.